O nome é derivado do grego colla ou latim kolla = cola, grude + do latim embolon ou grego embolou = alavanca, êmbolo e significa "projeção que adere ao substrato", pois seu apêndice traseiro funciona como uma espécie de catapulta — a fúrcula — impulsionando o corpo para um grande salto.
Os colêmbolos são extremamente sensíveis às mudanças do ambiente natural. ... Além disso, espécies de Collembola podem ser usadas como bioindicadores da qualidade do solo destas áreas.
Na atualidade, há aproximadamente 8000 espécies de colêmbolos descritas, distribuídas em 34 famílias (Bellinger et al. 1996), e o Brasil é indicado como provável possuidor de uma das faunas mais diversas no planeta (Zeppelini & Bellini 2004).
Os colêmbolos são tão pequenos que você não vai ter muita sorte varrendo-os com uma vassoura. Pulverizar água nessas pragas é a única maneira de removê-las fisicamente. Se quiser removê-las sem necessariamente matá-las, você pode simplesmente pulverizar as pragas com uma corrente de água sem sabão.
Abdome séssil. É quando a união entre o abdome e o tórax se faz em toda a sua largura, e como exemplos temos as baratas.
Insetos
São também reportados trabalhos da literatura, demonstrando a importância desses organismos aos serviços do ecossistema, como ciclagem de nutrientes, melhoria na fertilidade, agregação do solo, controle de fungos e indicadores da qualidade do solo.
São vistos em qualquer local do planeta que tenha um mínimo de umidade, existem cerca de 6000 espécies descritas no mundo. Em alguns locais são conhecidos como "Pulgas de jardim". Comumente habitam a superfície de lagos, em numerosas colônias.
Até o momento, os pesquisadores conseguiram documentar cerca de 1.2 milhões de espécies existentes. No entanto, estima-se que o número total de espécies existentes esteja em torno de 8.7 milhões.
O mundo tem cerca de 8,7 milhões de espécies de seres vivos, segundo uma nova estimativa descrita por cientistas como a mais precisa já feita.