Na biologia do desenvolvimento, diferenciação é o processo no qual as células vivas se "especializam", gerando uma diversidade celular capaz de realizar determinadas funções. ... A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula.
Em Biologia, diferenciação celular é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função. Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos, como as bactérias.
A primeira diferenciação acontece quando o embrião possui um valor aproximado de 100 célula s – aproximadamente com cinco dias de fecundação, formando o blastocisto. ... Ao passar pelo processo todo e serem células-tronco pluripotentes, estas poderão formar todos os tipos de tecidos do corpo, mas não mais um ser completo.
DEFINIÇÃO: POTENCIALIDADE: É a capacidade que a célula tem de originar outros tipos celulares. EX: Blastômeros DIFERENCIAÇÃO: É o grau de especialização da célula. ... Pode-se dizer que o Zigoto é a célula que possui potencial máximo, podendo formar todas as células do corpo. É, portanto, totipotente.
Processo pelo qual as células se tornam especializadas para realizar uma determinada função. Indiferenciadas ou pouco diferenciadas: células que perderam suas características de especialização e pouco se parecem com as células normais do organismo. ...
A expressão génica diferencial de conjuntos de genes, em células com o mesmo genótipo, leva à produção de proteínas específicas, características de um estádio particular do desenvolvimento, ou de determinado tipo de célula diferenciada.
Ação ou resultado de determinar ou determinar-se diferenças entre dois objetos; fazer distinção entre duas ou mais coisas; 2. Procedimento através do qual duas coisas parecidas ou idênticas são transformadas em coisas distintas ou diferentes; 3.
Mas o processo inverso também pode ocorrer e células já especializadas, por algum motivo, podem perder a sua função, assumindo um estado de crescimento exagerado. Esse processo é denominado desdiferenciação e é o que ocasiona o surgimento de neoplasias.
A diferenciação celular consiste em um conjunto de processos que transformam e especializam as células embrionárias. Após estas transformações, sua morfologia e fisiologia são definidas, o que as tornam capazes de realizar determinada função.
A palavra-chave para compreendermos o processo de diferenciação celular é inibição gênica. As células, apesar de terem o mesmo código genético, têm a capacidade de desligar ou ligar determinados grupos de genes, especializando-se em funções distintas. Isso ocorre com as chamadas células-tronco, que são indiferenciadas.