A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.
Etapas da Farmacocinética. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico. Logo após a droga começar a exercer seus efeitos, ela passa a sofrer a biotransformação (metabolização).
Distribuição é a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular, essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, ...
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Na absorção, é preciso levar os medicamentos ao corpo do doente. As características das drogas que afetam a absorção são: o peso molecular, ionização, solubilidade e formulação. Os fatores que afetam a absorção relacionados com os pacientes podem ser a via de administração, pH gástrico e o conteúdo do aparelho GI.
São fatores que interferem com a absorção dos fármacos, exceto: A- Solubilidade.
pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.
1.
Os medicamentos são absorvidos principalmente no intestino, mas cada um age de um jeito. A passagem pelo estômago é apenas o primeiro passo do processo de absorção de um remédio pelo nosso organismo.
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. No entanto, antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processe que inicia desde a mastigação.
As etapas da digestão
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.
Significado de Absorção substantivo feminino Ação de incorporar ou assimilar alguma coisa, de modo a fazê-la diluir-se e fazer parte do que a absorveu, por meio de ação capilar, química, por osmose ou como solvente. ... [Química] Processo no qual um líquido ou gás penetra em matéria inorgânica.
Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.
Espectro de absorção é o espectro constituído por um conjunto de riscas ou bandas negras, que se obtém num espectroscópio quando se faz passar a luz proveniente de uma fonte luminosa - a qual fornece um espectro contínuo - através de um gás.
Resposta. A absorção é a passagem das substâncias dos compartimentos corporais para o sangue, através de membranas. Vários nutrientes chegam à célula, como por exemplo a glicose, que participa da respiração celular, importante para liberar a energia.
Espectro: conjunto de comprimentos de onda emitidos ou absorvidos pelo elemento. Espectro de emissão: linhas coloridas obtidas pela dispersão da luz emitida pela amostra. ... Espectro de absorção: linhas escuras obtidas ao transmitir luz branca atraves da amostra.
Espectrofotometria de Absorção Molecular na Região do Ultravioleta e Visível. ... A técnica consiste em passar luz pela amostra e medir a fração de luz que é absorvida.
Significado de Espectro substantivo masculino Imagem incorpórea de alguém falecido; fantasma. [Figurado] Presença que pode causar sofrimento; ameaça de perigo: o espectro da fome. [Figurado] Pessoa esguia, magra e pálida: é um verdadeiro espectro. [Figurado] Lembrança insistente: tinha o espectro do casamento feliz.
b) Largo espectro - São antibióticos que atingem grande número de microrganismos nas doses terapêuticas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc.
O espectro pode representar uma gama de gravidade, compreendendo transtornos de níveis graves, leve e déficits não clínicos. Em alguns casos, uma abordagem estilo espectro une condições que foram anteriormente consideradas como casos distintos.
Diagramas espectro são representações gráficas dos coeficientes de Fourier associados a uma função periódica . Como os coeficientes são números complexos, é comum representá-los na forma de módulo e fase, isto é: C n = | C n | e i ϕ n . O ângulo de fase assim definido coincide com o conceito de argumento do número .
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. ... Para cada comprimento de onda pertencente à faixa de luz visível encontra-se associada a percepção de uma cor.
O espectro solar está relacionado com as ondas eletromagnéticas produzidas pelo Sol. O espectro solar é o conjunto de todas as frequências das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol. O Sol também é o corpo celeste mais visível a partir da Terra em virtude de sua proximidade e brilho. ...
Uma cor do espectro é uma cor que tem um único comprimento de onda de luz no espectro visível ou que tem uma banda de comprimentos de onda relativamente próximos. Todo o comprimento de onda da luz é percepcionado como uma cor espectral, num espectro contínuo.