São características do Pré-Modernismo: a) Riqueza em detalhes e pelo exagero. ... No Pré-Modernismo, a linguagem utilizada é simples e coloquial, bem como os trabalhos literários caracterizam-se pela presença de personagens como sertanejos, caipiras e mulatos, entre outros.
No pré modernismo os autores começam a focar mais no regionalismo brasileiro e a dar destaque à sociedade nordestina e seus desafios. A linguagem torna-se menos robusta e mais livre. Os principais autores dessa época foram Graça Aranha, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
De acordo com estudiosos, por ter obras com características distintas, o pré-modernismo não pode ser considerado uma escola literária que sucedeu ao simbolismo. Na realidade, esse período (início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922) foi uma transição entre o simbolismo e o modernismo.
O pré-modernismo aconteceu quando o Brasil passava pela transição da República da Espada para a República Oligárquica, que também ficou conhecida como República do Café com Leite, por conta do predomínio do comércio do café, em São Paulo e em Minas Gerais.
Contexto Histórico Basicamente, o Modernismo Português aconteceu após a Proclamação da República de Portugal, no ano de 1910. Nessa época, o país vivia em um grande clima de descontentamento com a monarquia que governava a nação.
O marco inicial do modernismo português foi a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc., reunindo Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros, entre outros.
Durante esse período, Portugal vivia um contexto de agitações políticas com o advento do Estado Novo Português, pautado na censura e repressão sob o governo totalitário de caráter fascista de Antônio de Oliveira Salazar. Diante disso, no final da década de 30 surge o movimento literário neorrealista em Portugal.
Diferentes fases marcaram o Modernismo em Portugal. Entre elas, o Orfismo, o Presencialismo, o Neorrealismo e o Surrealismo, compreendendo os anos de 1915 a 1974. Assim como o modernismo no Brasil, o modernismo em Portugal foi fruto das novas concepções estéticas que circulavam na Europa no início do século XX.
Modernismo ou movimento moderno foi um movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século XX e seu objetivo era quebrar com o tradicionalismo daquela época, experimentando novas técnicas e criando ações artísticas.
Significado de Modernismo Predileção pelo que é moderno ou novo; aptidão natural para aceitar o novo.
O Modernismo brasileiro teve três fases: a primeira surgiu em 1922, a segunda em 1930 e a terceira em 1945. O ponto de partida foi a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922 e possibilitou a aproximação de vários artistas com ideias modernistas, dando força ao movimento.
de 1922
Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo.
Foi um movimento modernista no Brasil: Vanguarda Europeia. A Semana de Arte Moderna.
Participou da Semana de Arte Moderna em 1922 com 22 trabalhos expostos. Após esse acontecimento, Anita Malfatti voltou à Europa retornando ao país de origem apenas em 1928 e se deparou com um ambiente artístico diferenciado de quando deixou o país.
Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se encontrava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento. Muitos dos idealizadores do evento eram quatrocentões.
Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Graça Aranha (1868-1931), Tarsila do Amaral (1886-1973), Victor Brecheret (1894-1955), Plínio Salgado (1895-1975), Anita Malfatti (1889-1964), Menotti Del Picchia (1892-1988), Ronald de Carvalho (1893-1935), Guilherme de Almeida (1890-1969), Sérgio Milliet ( ...
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. ... Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
Entre os movimentos artísticos citados o único que não pode ser considerado como modernista brasileiro é o renascimento. Isso se dá ao fato do Renascimento ser um movimento artístico nascido na Europa, após a Idade Média - também conhecida como período das trevas.
(UFRS) É correto afirmar que o movimento modernista brasileiro nos anos 20: 4. ... O trecho pertence ao discurso feito por Menotti dei Picchia durante a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em 1922, a qual marca a introdução oficial do Modernismo no Brasil. Nesse discurso, o autor sintetiza os objetivos do movimento.