Senão significa caso contrário, a não ser ou mas. Pode indicar uma exceção, uma consequência negativa ou um problema.
Só deve ser usado quando o "se" é uma conjunção condicional (substituível por "caso") ou integrante (quando toda a expressão pode ser trocada, com a oração que ela introduz, por "isso", "isto" ou "aquilo"). Exemplos: Se não chover [caso não chova], irei encontrar meus amigos.
Tem mais depois da publicidade ;) Logo, observamos que a grafia e pronúncia são equivalentes, mas o sentido de senão e se não são diferentes. Quando ficar em dúvida, é só lembrar: se puder substituir por “caso não” ou “quando não” é separado (se não).
Conjunção Alternativa Não podemos sair, senão perdemos a apresentação. Não podemos sair, caso contrário perdemos a apresentação.
Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.