Para calcularmos a aceleração escalar média de um móvel, utilizamos a seguinte equação:
t = Tempo. → Função horária da posição para o MRUV: determina a posição do móvel que executa movimento retilíneo uniformemente variado. ... t = Tempo. → Equação de Torricelli: Determina a velocidade final de um móvel sem a necessidade do tempo.
A fórmula da função horária do espaço é: S = Espaço Final. S0= Espaço Inicial. v = Velocidade do objeto. Com essa equação conseguimos saber, em qualquer instante de tempo, a posição S do móvel, mas para isso temos que saber o valor de S0 e a velocidade.
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.
A simplicidade dessa equação (d = v × t) permite que ela seja usada para calcular os valores de outras variáveis além da distância. Para isso, isole a variável que deseja calcular aplicando as regras básicas da álgebra e depois substitua os valores conhecidos das duas outras variáveis para chegar ao valor da terceira.
Se você conhece os valores da velocidade final, da aceleração e do tempo, utilize a seguinte equação:
A partir disso, podemos utilizar a fórmula da velocidade média: Vm = ∆s / ∆t -> ∆s = SF – S0....Então, temos:
Para calcular a velocidade média, basta assumirmos que o deslocamento do automóvel é igual ao espaço total por ele percorrido: 220 km. ... Essa velocidade escalar média é, por sua vez, definida pelo espaço total percorrido dividido pelo intervalo de tempo.
A velocidade escalar média pode ser calculada por meio da razão entre a distância total percorrida pelo móvel e um determinado intervalo de tempo. A unidade de medida da grandeza velocidade, segundo o SI, é o metro por segundo, no entanto, outra unidade amplamente utilizada para essa grandeza é o quilometro por hora.
Velocidade é a grandeza vetorial que possui módulo, direção e sentido. Diretamente ligada à variação da posição, relaciona a distância percorrida por um corpo em um determinado intervalo temporal. O estudo da velocidade pode ser dividido em velocidade média e velocidade instantânea.
Uma boa maneira de calcular o tempo de viagem de carro é fazer uma conta simples: dividir a velocidade média/hora pela distância (km). Por exemplo: Na viagem até São José dos Campos, você percorrerá uma velocidade média de 80 km/h pela rodovia e a distância total de São Paulo é de 100 km.
No segundo trecho da mesma trilha a distância é de 2 Km, o que dará 25 minutos para a extensão. O desnível é de 600 metros, o que nos leva a mais 90 minutos para o desnível (400 metros/hora lembra-se?).
Assim, nessa média, se você pedalar 4 horas isso representa 240 minutos, que vezes 0,42 dá 100km (e uns quebrados, pois arredondei os 0,42 km/minuto). Complementando a resposta, pegue e divida 60 por 25, que terá 2,4 minutos para fazer um quilometro, ou seja, precisa de quase 2 minutos e meio para fazer 1 km.
Em 20 minutos (um terço de 60 minutos), o carro percorre 30km (um terço de 90km).
1 quilômetro em 11 minutos e 30 segundos + 3 quilômetros em 32 minutos e 30 segundos + Recuperação em 500 metros + 1 km em 11 minutos e 30 segundos. 3,8km. 2 km em 23 minutos + 800 m em 9 minutos e 20 segundos + Recuperação durante 30 segundos + 1 km em 12 minutos.
Para um carro gasta percorrer 25 km com velocidade media de 100 km/h ele gastará aproximadamente 0,25 hora ou 15 minutos.