d) Participam da circulação sistêmica: pequena circulação nos vasos 1 e 4, artéria pulmonar direita e esquerda e veia pulmonar esquerda, grande circulação nos vasos 4 e 2 veia pulmonar esquerda e artéria aorta.
Da croça da aorta (parte recurvada da aorta), partem as artérias subclávias, que vão aos membros superiores, e as artérias carótidas, que levam o sangue à cabeça. Da aorta torácica partem as artérias bronquiais (que vão aos brônquios e aos pulmões), as artérias do esôfago e as artérias intercostais.
Na circulação sistêmica, o sangue segue para o corpo e retorna ao coração. Já na pulmonar, o sangue segue em direção ao pulmão e retorna ao coração.
a diferença que existe entre estas circulações é que a circulação sistêmica é aquela sai do ventrículo esquerdo, oxigena os tecidos do corpo e volta para o coração rica em sangue venoso já a circulação pulmonar é aquela que sai do ventrículo direito para os pulmões onde ocorre a troca de gases e retorna ao coração.
O tronco da artéria pulmonar é a origem da Pequena circulação|circulação pulmonar. Se origina do ventrículo direito do coração, de quem recebe o (sangue venoso) que deve ser dirigido aos (pulmões) para oxigenação. Se divide em dois ramos, a arteria pulmonar esquerda e a artéria pulmonar direita.
As artérias são vasos sanguíneos capazes de vascularizar os órgãos do corpo. Sua função principal é levar o sangue rico em nutrientes e oxigênio, já bombeado pelo coração, para todo o corpo. Esses vasos arteriais fazem parte do sistema cardiovascular e são de total importância para o funcionamento do corpo humano.
→ Principais artérias do corpo
A artéria aorta, maior vaso do corpo humano, é responsável por levar oxigênio para todo o corpo. Ela pode se dividir em cinco partes, entre elas a torácica e a abdominal — essa última é, geralmente, a mais afetada pelo aneurisma.
A aorta parte do coração e ramifica-se em várias outras, garantindo, desse modo, o suprimento de sangue para todo o corpo.