A língua é um órgão muscular pertencente ao sistema digestivo. Tem diversas funções no organismo humano, como a percepção dos sabores e a formação de sons correspondentes à fala, além de complementar o processo de deglutição. Está localizada na região ventral da boca.
Essa variante é usada em situações informais de comunicação, como as conversas com amigos, com a família, bilhetes e cartas pessoais, mensagens na internet, etc. Essa variante, em oposição à linguagem culta, é espontânea, sem alto grau de elaboração.
a língua tem a função de guiar e moldar o alimento entre os dentes, pra que seja mastigado. Explicação: a língua pressiona o bolo alimentar contra os dentes e mistura a saliva com o alimento. ela empurra o alimento para a faringe, iniciando a deglutição.
Os movimentos peritálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.
A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Ela tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo.
O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo. ... No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes.