As palavras nos dicionários, os livros na biblioteca, os remédios na farmácia e a lista de chamada escolar são exemplos de coisas organizadas em ordem alfabética para facilitar a nossa vida.
A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
nenhuma,o alfabeto vai de A a Z.
As letras “K”, “W” e “Y”, usadas em apenas alguns casos, oficialmente, são tidas como elementos constituintes do alfabeto pertencente à língua materna. ...
mação da identidade brasileira .
Viagem pelos seis alfabetos do mundo
Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. ... Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.
O pronome de tratamento “você” corresponde à segunda pessoa do discurso e à terceira pessoa gramatical. Antes de respondermos à pergunta que intitula este texto, vamos retomar os conceitos de pessoa gramatical e pessoa do discurso.
Significado de Você pronome Forma de tratamento não cerimoniosa entre duas pessoas. Pessoa com quem se fala ou para quem se dirige o discurso. [Gramática] Forma contraída de Vossa Mercê. [Gramática] Pronome de segunda pessoa do singular, usado com o verbo na terceira pessoa: você vai à festa amanhã?
Você tem como origem remota vossa mercê >vossemecê >voss'mecê >vomecê > vom'cê >vômcê >você.
O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela. O Tu, deve ser usado sempre que o locutor tiver intenção de tornar o texto ou diálogo mais formal.
pronome pessoal Forma de tratamento destinada a pessoas que não possuíam autoridade de senhor(a) e que não podiam ser tratadas por tu. [Gramática] Forma contraída de vossemecê que, por sua vez, é forma contraída de Vossa Mercê. Etimologia (origem da palavra vosmecê).