Os elementos que mais determinam uma vegetação são o clima e o solo, esses são responsáveis pela variedade de espécies da flora. Um exemplo disso são as zonas intertropicais que, em razão do calor e da umidade, apresentam grandes florestas.
É considerado um modelo completo, pois leva em consideração vários elementos geográficos, compondo o quadro natural de uma região. No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição.
Os domínios são:
Domínios florestados é onde contém florestas como a de Araucárias ou a Mata Atlântica. ... Exemplo é o Agreste no Nordeste, que fica entre a Zona da Mata que contém a Mata Atlântica e clima tropical e o Sertão onde a vegetação é a Caatinga e clima semiárido.
O domínio morfoclimático do pantanal, conhecido pelos seus terrenos alagadiços, é o menor domínio morfoclimático do Brasil, entretanto, é o que possui maiores áreas contínuas úmidas. Sua área cobre entre 1 e 2% do território nacional, ocupando dois estados brasileiros: Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).
O domínio morfoclimático da Amazônia, segundo a classificação dos domínios brasileiros elaborada por Aziz Ab'Saber, abrange o conjunto de características topográficas, pedológicas, climáticas, florestais e hidrológicas da área ocupada pelo bioma amazônico.
Também conhecido como domínio morfoclimático equatorial amazônico, este é o domínio presente na maior parte da região norte do Brasil e se estende por alguns países vizinhos. Como o nome já diz, está diretamente relacionado com a Floresta Amazônica.
1 – Os domínios que se localizam no estado de Minas Gerais são os seguintes: pradarias, cerrados e mares de morros. Os domínios morfoclimáticos correspondem a uma classificação geográfico que apresenta a representação do clima, da hidrografia, da vegetação, do relevo e também do solo.
Relevo. As regiões mineiras estão situadas num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros, possuindo um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies. Mais da metade do estado localiza-se no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700 m.
Cerrado: Em Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado, que aparece em cerca de 50% do Estado, especialmente nas bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores.
Os principais são: a floresta amazônica no norte, a mata dos cocais no meio-norte, a mata atlântica desde o nordeste até o sul, a mata das araucárias (mata dos pinhais) no sul, a caatinga no nordeste, o cerrado no centro, o pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e ...
A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.
Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.