O que comer para aliviar a dor de cabeça Laranja, limão, kiwi, tangerina, morango - são alimentos ricos em vitamina C, que fortalece a parede dos vasos sanguíneos facilitando a circulação sanguínea no cérebro, além da sua propriedade diurética que ajuda a regular a pressão alta, que pode provocar dor de cabeça.
A tiramina é um derivado do aminoácido tirosina, e participa da produção de catecolaminas, neurotransmissores que atuam no controle da pressão arterial. Altos níveis de tirosina no organismo fazem com que a pressão sanguínea aumente, sendo perigoso especialmente para pessoas que têm hipertensão.
Uma das condutas nutricionais mais efetivas para diminuir a enxaqueca ou diminuir as crises é realmente a exclusão de alimentos ricos em tiramina = alimentos curados, defumados, conservas, marinados, queijos maturados, outros laticínios como creme de leite, requeijão, levedura de cerveja, cerveja, vinho, chocolate, ...
Esta chamada “reação do queijo” é causada quando a tiramina proveniente da dieta libera noradrenalina e outras aminas simpaticomiméticas. Quando a MAO é inibida irreversivelmente, os níveis dessas aminas aumentam de maneira perigosa porque não são destruídas pela MAO.
A Monoamina oxidase (MAO) é uma enzima presente em animais cuja função é degradar monoaminas.
As monoamina oxidases, MAO-A e MAO-B, são isoenzimas presentes na membrana das mitocôndrias de células neuronais e não neuronais, cuja principal função in vivo é catalisarem a desaminação oxidativa de diversas aminas biogénicas, como monoaminas neurotransmissoras e neuromoduladoras (dopamina, noradrenalina, adrenalina, ...
Três inibidores da MAO são disponíveis na atualidade, para o tratamento da depressão: a fenelzina, a isocarboxazida e a tranilcipromina; nenhum deles constitui um protótipo.