A tendinite patelar é a inflamação do tendão que liga a patela (o osso localizado no interior da articulação do joelho) à tíbia (o osso da perna).
A tendinite patelar é uma síndrome gerada pelo excesso de treinos, muitas vezes além do limite de elasticidade e resistência do tendão. A dor se localiza na inserção do quadríceps (acima da patela), no corpo do tendão ou na tuberosidade da tíbia (abaixo do joelho).
O que causa a osteocondrite ou osteocondrose? A causa da osteocondrite dissecante é muitas vezes desconhecida. Teorias incluem lesões recorrentes leves (ex. esportes de impacto) ou perturbações do crescimento causas por atividades esportivas de impacto em crianças durante o crescimento.
O tratamento conservador, mais simples, também é feito com o auxílio de muletas, imobilizadores e fisioterapia. Para casos mais complexos existem cirurgias, sendo que o procedimento cirúrgico mais comum é a artroscopia. Os especialistas realizam incisões na parte afetada para remover a cartilagem que está solta.
A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular.