A margem de contribuição é calculada da seguinte maneira: receita bruta obtida pela venda de produtos ou serviços menos os custos e despesas variáveis. O resultado é quanto está disponível para custos fixos — ou estruturais — e, portanto, para o lucro. ... Assim, sua margem de contribuição é de 13 mil.
Nesse segmento, o mais adequado é considerar uma margem de lucro específica para cada tipo de produto: bebidas — 16% a 18%; alimentos — 26% a 28%.
50%
Some o lucro desejado + despesas com a venda, ou seja, despesas como comissões, impostos e taxas. Em seguida, divida o total pelo custo de aquisição da peça. O markup será a porcentagem que resultou dessa conta.
Em geral, uma loja virtual que vende roupas tem uma margem de lucro próxima dos 40% ou 50%. Isso significa que de todo o dinheiro que entrar no caixa do e-commerce, cerca de metade será utilizado para pagar contas.
A porcentagem de lucro ideal para cada empresa depende de uma série de fatores, entre eles o tipo de atuação. Especialistas afirmam que para as empresas de serviços o ideal é trabalhar com uma margem a partir de 20%, bem superior aos 8% da indústria, que possui algumas variáveis mais específicas.
Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.