Em comum os sumérios e os egípcios tinham a sociedade hierárquica, a centralização política na figura de um sujeito - um rei para os sumérios e um faraó para os egípcios -, a base profundamente religiosa da política e a economia baseada na agricultura.
A civilização suméria se destacou em várias áreas: organização política (cidades-estado), arquitetura, agricultura, comércio. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. ...
Os Sumérios, conhecidos por terem estabelecido a primeira civilização, tinham como características principais a organização em Cidades-estado, a política teocrática e absolutista, a economia baseada na agricultura e o expansionismo.
As relações entre o Egipto e a Grécia eram profundas e antigas. Desde o século VIII a.C. que os Gregos da Ásia Menor e das ilhas tinham interesses comerciais na região do Delta.
- No Egito foi criado o sistema de captação das águas do rio, o que na Núbia não havia, após apropriar dessa técnica dos egípcios, os povos da Núbia pararam de ser nômades e fixaram e formaram aldeias. - As mulheres da Núbia tinham funções de destaque, enquanto no Egito não ha registros dessa possibilidade.
A ciência egípcia estava ligada a aritmética, astronomia e a medicina. Dessa forma, visava as demandas práticas e cotidianas da sociedade: doenças, enchentes. Os gregos focaram na produção de embarcações, moedas e estabeleceram vários princípios matemáticos.
Para entendermos o surgimento da filosofia, se faz necessário a história de formação da Grécia, onde nasceu a 'amizade pelo saber' (pela sabedoria). ... Com isso tem-se início a criação da “Mitologia Grega”. Pela Mitologia, o povo grego buscava dar respostas às coisas existentes de forma mítica.
Por historiografia grega entende-se aquela realizada na Grécia Antiga, do século V a.C. até o século IV d.C., de Heródoto até Zósimo, passando por Tucídides, Posidônio, Políbio, et cétera. ... Assim, mesmo de Heródoto os historiadores realizam um exame crítico do passado e dos fatos supostamente acontecidos.
Conheça a definição de historiografia, ou escrita da história, e o modo como ela acompanha a história das civilizações. ... Sendo assim, o próprio nome já contém o sentido mais claro da expressão, isto é, “escrita de uma pesquisa” ou “pesquisa que precisa de uma forma escrita, de uma narrativa”.
Basicamente a linha do tempo no que tange a produção literária. Deste modo, todo conteúdo literário desenvolvido ao longo da história do mundo, faz parte dessa historiografia, que, é pesquisada e colocada em prática a partir do trabalho científico.