O corpo do útero tem 3 camadas. A camada interna ou de revestimento chamada endométrio. A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero e uma parte medial, camada espessa de músculo que é o miométrio.
O espessamento dos ligamentos uterossacro e redondo do útero pode ser um sinal de endometriose. Esse achado pode ser encontrado na ressonância magnética da pelve. Os ligamentos uterossacros se localizam na parte posterior do útero e o redondo na parte lateral, contribuindo para o suporte uterino na pelve.
O ligamento redondo é um tecido conjuntivo liga a lateral do útero até os grandes lábios (na vulva), passando pelo canal inguinal. Cada mulher possui dois ligamentos redondos, um do lado esquerdo e outro do lado direito.
O que é e onde fica o baixo ventre? Talvez você já tenha ouvido falar de outras expressões para essa região: também são usados os termos “dor abdominal”, “dor no pé da barriga” ou “dor pélvica”. Refere-se portanto a região que fica abaixo do umbigo.
Apesar do apêndice estar localizado na região direita inferior do abdômen - e frequentemente provocar dor no lado direito da barriga - é comum que ela seja irradiada para todo o abdômen, inclusive a região do pé da barriga.
«baixo-ventre [bajʃuvˈẽtɾɨ] s[substantivo] m[asculino] Fam[iliar] Parte inferior da cavidade abdominal constituída pelo hipogástrio e pela cavidade pelviana. Pl[ural] baixos-ventres.» * Sobre a variação entre abdómen (Portugal), abdômen (Brasil) e abdome (conhecido em Portugal, mas mais usado no Brasil), ler aqui.
A dor no baixo ventre ou “dor no pé da barriga” é considerada uma condição de saúde que pode significar vários tipos de problemas, que vão desde gases a infecção do trato urinário. Desta forma, é essencial entender ao certo os sintomas e buscar o médico ao notar qualquer alteração visível no abdômen e região.
O mioma também é uma causa importante de dor no pé da barriga. Quando localizado na parte de fora do útero, pode comprimir outros órgãos, como bexiga, e dar uma sensação de peso, pressão pélvica e vontade de fazer xixi mais vezes.
Alterações no trânsito intestinal como diarreia, prisão de ventre ou gases, podem provocar dor abdominal, podendo surgir por diversos fatores como intolerâncias alimentares à lactose ou ao glúten, por exemplo, gastroenterites ou viroses, ou após a ingestão aumentada de alguns alimentos que produzem gases, como leite, ...
E as Dores Mais Fortes? Dor no pé da barriga, dores na barriga e até no estômago durante a gravidez ou mais precisamente no segundo trimestre é muito comum. Nesta fase os músculos de baixo da barriga tem que dar conta de relaxar para acomodar o novo peso e a nova condição da mulher.