O Epicurismo foi uma doutrina filosófica criada pelo filósofo grego Epicuro (341-271 a.C.), o "profeta do prazer e da amizade". A filosofia epicurista foi divulgada por seus seguidores, entre eles, se destaca Lucrécio, poeta latino (98-55 a.C.).
Hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida. A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa prazer. ... Esta doutrina moral teve a sua origem nos cirenaicos (fundada por Aristipo de Cirene), epicuristas antigos.
O consumo hedonista caracteriza-se pela sobreposição dos desejos emocionais às motivações utilitárias e pela projecção de um significado subjectivo nos objectos que ultrapassa os seus atributos reais.
John Stuart Mill (1806-1873) Essa obra abrange o aspecto ético relacionado com o conceito, chamado também de hedonismo qualitativo. Nessa perpectiva, devemos incluir a qualidade dos prazeres além do tempo de duração e intensidade. ... Por outro lado, os prazeres ditos inferiores, estariam associados aos prazeres carnais.
Características do Utilitarismo O modelo filosófico utilitarista caracteriza-se por abranger o moral e o ético da ação útil como a mais correta. Partindo deste pressuposto, a busca é por ações consideradas úteis, da procura pelo prazer como característica importante.
O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.
Segundo esta perspectiva, a felicidade consiste no prazer e na ausência de dor. ... Mill defende que os tipos de prazer que têm mais valor são os prazeres do pensamento, sentimento e imaginação; tais prazeres resultam da experiência de apreciar a beleza, a verdade, o amor, a liberdade, o conhecimento, a criação artística.
A própria vida de Bertrand Russell demonstra algo que ele afirmou mais tarde: a felicidade é uma conquista. Não é dada por geração espontânea, nem vem de fora. A capacidade de ser feliz é precisamente isso: uma capacidade que deve ser trabalhada, cultivada e realizada.
Resposta. Ser indiferente significa não ser afetado emocionalmente pelas coisas que acontecem ao seu redor. Ao invés de ficar preso ao drama e à emoção, curta o show! As pessoas ao seu redor se envolvem em suas produções -- o quão incrível seria apenas se sentar e assistir ao espetáculo!
Epicuro deu origem a filosofia epicurista, baseada no prazer da amizade. ... E a melhor espécie de vida era a vida de prazer - não de prazer turbulento, mas de prazer refinado. Cultivar a felicidade da vida simples.
Epicuro não só admite a busca de prazeres positivos, mas também delimita quais devem ser buscados, sempre procurando não afastar-se de seu ideal, a ataraxia. Para ele, há três tipos de prazer, a saber: prazeres naturais e necessários, prazeres naturais e não necessários e os prazeres não naturais e não necessários.