Por ser tetravalente, o carbono é capaz de realizar quatro ligações químicas covalentes; A fotossíntese tem papel fundamental no ciclo do carbono; O carbono possui diversas aplicações, que vão desde combustíveis até joias, devido aos vários compostos que podem ser formados com esse elemento químico.
A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas. Define-se como hibridização a união de orbitais atômicos incompletos. Um orbital é classificado como incompleto quando ele apresenta apenas um elétron em seu interior em vez de dois.
Ligações sigmas são ligações covalentes resultantes da interpenetração de orbitais atômicos incompletos, em um mesmo eixo, entre átomos iguais ou diferentes. ... Ligação dupla (=): uma ligação é sigma, e a outra é uma ligação pi; Ligação tripla (≡): uma ligação é sigma, e as outras duas são ligações pi; Não pare agora...
Um dos orbitais (eixo horizontal) incompletos realiza a ligação sigma (σ), que ocorre com a interpenetração de orbitais no mesmo eixo. No outro orbital (eixo vertical) de cada oxigênio, ocorre a interpenetração no eixo paralelo, o que caracteriza a ligação pi (π).
ligação dupla (=): representa duas ligações, sendo um sigma (σ) e uma pi (π); ligação tripla (≡): representa três ligações, sendo uma sigma e duas pi (π).
No benzeno, há três ligações pi, mais uma na carboxila do carbono 4 e uma no carbono 2. Assim, ao todo, são cinco ligações pi.
A ligação pi está presente apenas em ligações dupla e tripla. Como na estrutura temos uma ligação dupla (que apresenta 1 ligação pi) e uma ligação tripla (que apresenta duas ligações pi), logo, ela possui 3 ligações duplas.