As manchas claras provocadas pela hipomelanose podem ser atenuadas com o uso de pomadas à base de antibióticos, hidratação frequente ou, até com o uso de fototerapia no consultório do dermatologista.
É uma forma de hipocromia e hipopigmentação (pouca cor). Não confundir com vitiligo, uma doença autoimune que caracterizada por partes do corpo com acromia (ausência da pigmentação) com bordas irregulares, assimétricas e bem definidas.
A pitiríase alba é um problema de pele que provoca o surgimento de manchas rosa ou avermelhadas na pele, que desaparecem e deixam uma mancha mais clara. Este problema afeta principalmente crianças e jovens adultos de pele escura, mas pode surgir em qualquer idade e raça.
TRATAMENTO DA PITIRÍASE ALBA Hidratação e umectação da pele com cremes emolientes, que podem ser associados à substâncias higloscópicas (uréia 10%; lactato de amônio 12%), fotoprotetores. Cremes ou pomadas com corticosteróides. Cremes com ácido salicílico a 3% ou uréia a 10%.
A pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas na pele e se apresenta em três tipos: alba, versicolor e rósea de Gilbert. Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas.
A causa exata da pitiríase rósea não é clara, embora haja alguns indícios de que a erupção pode ser desencadeada por uma infecção viral, especialmente por certas estirpes do vírus do herpes. Acredita-se que, apesar disso, a pitiríase rósea não seja contagiosa.
A pitiríase rósea é uma erupção de pele provavelmente provocada por alguns vírus da família do herpesvírus humano, tais como o herpesvírus humano 6 (HHV-6) e o herpesvírus humano 7 (HHV-7), os mesmos que causam nas crianças uma doença chamada exantema súbito, também conhecida como roséola infantil (leia: ROSÉOLA ...
O que causa a pitiríase rósea Ainda não existe uma causa específica para o surgimento da pitiríase rósea, no entanto, é possível que seja provocada por um vírus que provoca uma ligeira infecção da pele.
Para diferenciar as duas doenças, a dermatologista esclarece que a dermatite coça muito e faz a pele ficar vermelha e irritada, por vezes desenvolvendo placas características. Já no caso da psoríase, além dos sintomas semelhantes, a pele, além de coçar, também fica com uma sensação de que "está queimando".
As dermatites são qualquer inflamação que possa ocorrer na pele. Já a urticaria é uma inflamação irritativa cutânea que ocorre por uma reação imunológica, como uma reação alérgica à alimentos, medicamentos ou qualquer outro agente alérgeno ou irritante.
Os principais deles são coceira e angiodemas (inchaço). Porém, a alergia é desencadeada por algum fator externo, como contato com substâncias irritantes, ácaros e pólen. A urticária seria uma doença autoimune, no qual o corpo reage contra si mesmo. A urticária pode ser a manifestação de uma alergia.
Doenças endócrinas: diabetes mellitus, o hiper ou hipotireoidismo, o hiperparatireoidismo, as ovariopatias endócrinas e a dermatite auto-imune à progesterona estão também envolvidas no universo etiológico da urticária e do angioedema, bem como diversas doenças mediadas por imuno-complexos, entre elas o lupus ...
Qual a diferença de dermatite e sarna? “Dermatites são mais comuns e normalmente são causadas por bactérias; já as sarnas são causadas por ácaros. Existem diversos tipos de dermatite, assim como de sarna.
Dermatite esfoliativa É um dos tipos de dermatite mais agressivos, atingindo grandes áreas do corpo e provocando febre, calafrios, inchaço, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas no peito, nos braços e nas pernas, principalmente.
O que é Dermatite atópica? A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.