Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário; Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; Transportar ao laboratório, em até 2 horas; Não é necessário estar em jejum para fazer o exame.
Coleta de Urina para Cultura (Urocultura)
A coleta deve ocorrer em condições normais de hidratação, haja vista que a urocultura é um exame quantitativo; Utilização de frasco estéril com tampa, resistente a vazamentos.
Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.
Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o Metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.
Ambos não precisam ser colhidos em jejum. Para o exame de fezes não precisa ser a primeira evacuação do dia. Já o de urina os médicos tem preferência quanto a primeira urina do dia, mas quando não for possível, pode ser colhida em qualquer horário, desde que tenha pelo menos 2 horas de retenção urinária.
Verdade. Até mesmo o consumo de água deve ser feito sem excessos, o ideal é consumir a média recomendada por dia: 3 litros para um adulto. Água não quebra o jejum, mas, em excesso, pode alterar os resultados nos exames de urina, por exemplo.
Fezes e Urina após coletados não devem ser conservados em geladeira, e devem ser encaminhados ao laboratório até 2 horas após a coleta.
Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório? Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.
- Quando for solicitado urocultura, o saco coletor deverá ser recolocado a cada 30 minutos e antes de ser trocado deverá ser feita outra higiene. - Enviar a amostra de urina ao laboratório o mais rápido possível ou conservá-la na porta da geladeira por no máximo 2 horas (não congelar).
- A urina se conserva em temperatura ambiente por até 2 horas após a coleta, porém o prazo a ser informado para entrega do material no laboratório quando a amostra for colhida em casa é de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerado.
Cuidados após o exame de urina A urina deve ser entregue em no máximo duas horas após ser colhida. Caso isso não seja possível, a amostra pode ser mantida em geladeira até a entrega, mas vale conferir na clínica ou posto o prazo pelo qual o material pode ser armazenado.
O teste de gravidez deve ser feito, de preferência, com a primeira urina da manhã, porque esta é a mais concentrada e, por isso, contém uma maior quantidade de hormônio hCG, mas normalmente o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia, depois de aguardar cerca de 4 horas sem urinar.
Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta.
O ideal é realizar a coleta ao levantar ou após no mínimo duas horas de retenção. Fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.
Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar.
Urina amarelo-intensa Essa cor é considerada normal para a primeira urina da manhã, pois passamos várias horas sem ir ao banheiro e sem tomar água.
A urina escura é normalmente sinal de que a pessoa não está bebendo quantidades suficientes de água durante o dia, o que deixa a urina mais concentrada e, consequentemente, mais escura. Nesse caso, a única recomendação é aumentar o consumo de água, pois assim é possível aumentar o nível de hidratação do organismo.
A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água de organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
A principal causa de urina escura na gravidez é a desidratação provocada pela baixa ingestão de água durante o dia, que pode ser agravada por vômitos, por exemplo. Assim, recomenda-se aumento do consumo de água e observação de possíveis mudanças na cor da urina.
Corrimento vaginal: Pode haver um corrimento levemente cor de rosa poucos minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo. Esse corrimento é simplesmente o excesso de muco vaginal com um pouco de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e o deslocamento até o útero.
Bem no início da gestação é possível haver um discreto corrimento amarronzado, que costuma ocorrer como consequência da implantação do embrião no útero. Este tipo de corrimento é normal e não representa nenhum risco para a mãe ou para o futuro bebê.
O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.