Banho com malva, erva-doce e mel Misture 2 litros de água, uma colher de sopa de mel, um punhado de malva e erva-doce e, em seguida, leve para o fogo. Deixe a solução ferver por cinco minutos. Coe o líquido. Tome o banho higiênico normalmente e depois despeje a água do pescoço para baixo.
A Malva pode ser ingerida em forma de chá, para o tratamento de infecções, prisão de ventre, aftas, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, faringite, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, tosse e úlcera ou em cataplasma com as folhas e flores amassadas, para tratar picada de insetos, feridas, abcessos ou ...
- Infusão: picar 2-3 folhas numa xícara e verter água quente. Abafar por 10 min. Coar e fazer bochecho 1 xícara 2-3 vezes ao dia.
Modo de preparo Colocar as folhas de malva e guaco para ferver juntamente com a água. Depois de ferver, desligar o fogo e tampar por 10 minutos. Ao fim desse tempo, misturar com o mel e beber uma xícara de chá 30 minutos antes das principais refeições.
Armazene o xarope simples na geladeira. Coloque o recipiente fechado com o xarope na geladeira em vez de deixar na mesa da cozinha, onde pode ficar exposto a temperaturas quentes e à luz solar. A escuridão e a temperatura baixa da geladeira aumentarão a duração do produto.
Para desidratar as folhas, através desde método, coloque as ervas cobertas com papel manteiga dentro de um forno convencional, a uma temperatura de 100º C. Vire, se for necessário, sem usar as mãos para não se queimar, veja a consistência das folhas a cada minuto até ficarem com aparência ressecada e quebradiça.
Como secar ervas no forno
Deixe o manjericão no desidratador de alimentos de 24 a 48 horas até que a umidade desapareça por completo; as folhas devem ficar quebradiças ao toque. No forno preaquecido, deixe cozinhar por 20 minutos, desligue e deixe a assadeira lá dentro até a manhã seguinte.
Colocar sobre superfície plana, como uma forma do tipo assadeira, coberta com papel toalha. Procurar não dispor em camadas, pois isto iria demorar o processo. Quando estiver seco, poderá separar as folhas dos talos e colocar em vidros limpos e secos, de preferência de cor escura, guardando em local frio e seco.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
O manjericão seco pode ser usado para temperar o tomate em saladas, molhos ou sopas, como recheio de aves, peixes, frutos do mar, para temperar berinjela, feijão branco, abobrinha, ovos, ervilhas, massas, pizza, batata, arroz e milho verde.
Combine potes de vidro com boa vedação e geladeira Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.
Como Congelar Manjericão Fresco?
O manjericão é um pouco mais sensível, se conservando bem por em torno de sete dias. Uma dica importante é que não adianta chegar da feira e já colocar no vaso com água. O certo é cortar os galhos dos temperos em diagonal, pois eles podem estar desidratados e isso vai dificultar a absorção da água.
Como conservar hortelã por mais tempo!
Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.
Lave e seque a hortelã. A hortelã deve estar completamente seca antes de você começar. Passe o papel toalha na hortelã para secar qualquer que apresente água visível. Depois coloque-a sobre uma outra folha de papel-toalha e deixe que as folhas e caules sequem por mais uma ou duas horas.
Após o plantio, molhe a terra para que a umidade chegue às raízes da hortelã. A terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar.
húmus de minhoca
A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.