A proporção média de sal é de 10 gramas para cada meio quilo de carne, mas assim como com as ervas e especiarias, quem manda é o gosto do cozinheiro.
18 g
Ingredientes
Afinal, eles são os responsáveis por realçar o sabor dos alimentos e deixá-los ainda mais saborosos, marcantes e com a qualidade altíssima. Pensando nesse detalhe, trouxemos para o post de hoje as melhores dicas sobre como temperar linguiça artesanal....
A cada 8 minutos aproximadamente, vire a linguiça (mantendo o formato caracol). Após 30 minutos, separe os gomos da linguiça, abrindo-os em cerca de 2cm entre cada gomo. Vire mais uma vez, a partir de 10 minutos. Após este processo a linguiça estará cozida.
Sal de cura denominado do tipo 1 serve para curas rápidas, como linguiças frescas, presunto cozido e salsichas cozidas, que precisam de uma ação imediata pois logo serão consumidos. Sal de cura denominado do tipo 2 serve para curas longas, como salame, coppa e presunto cru.
O sal de cura é compostos por uma mistura de sal de cozinha, nitrito de sódio e/ou nitrato de sódio. O sal de cura age na carne conferindo a coloração avermelhada típica de produtos curados, como o salame, mortadela, linguiças e salsichas.
Hoje, com a facilidade do mercado, é possível encontrar o ingrediente não somente nas lojas físicas, mas também nos sites que comercializam produtos para embutidos. Por atuar como um antioxidante, o sal de cura ajuda a conservar o alimento por mais tempo, além de ajudar na estabilização do sabor e da cor do embutido.
Salga a seco Cubra a área onde a carne ficará com uma camada de sal de 1 cm. O local deve estar levemente inclinado para derramar os sucos de carne durante a salga. Os pedaços de carne são empilhados separadas umas das outras por camadas de sal marinho grosso.
MÉTODO URGENTE
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.
Típica da região Nordeste, a carne de sol é preparada após a adição de uma fina camada de sal ao corte bovino. Depois do processo, a peça é colocada em local coberto e bem ventilado para a secagem.
Coloque pequena porções (250g) de carne seca em recipiente de vidro ou em embalagem própria para congelamento. Pode ser congelada por até 3 meses no freezer.
Modo de Preparo
Consiste em um tipo de carne bovina que é seca no sereno, muito comum no Norte de Minas, cujo modo de produção está desaparecendo. O sereno é apenas o orvalho da noite que aproveitamos como parte do processo para dar sabor e paladar a carne de sol (serenada).
Ferva uma panela de água com um pouco de orégano e alho esmagado, e mergulhe a carne por 10 segundos somente. Isso é de extrema importância. Asse a carne. Sirva com torresmo e feijão tropeiro e farinha branca, bem fina.
As carnes, serão revestidos com este tempero, à base de 3%, ou seja: Para cada kg de carne, passa-se 30 gramas deste preparado, OK? Em seguida, colocá-las no recipiente de legumes, no fundo da geladeira durante 24 horas, sendo que, a cada 8 horas, víra-se as carnes e retíra-se o liquido acumulado no recipiente.
O processo ocorre da seguinte maneira:
Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto. Agora, lave a carne novamente em água corrente e prove um pedacinho. Se ela continuar salgada, repita o processo.
Cubra o fundo de uma assadeira com uma camada de sal, coloque a carne por cima e salgue mais até cobri-la por inteiro. Leve a travessa à geladeira, sem cobrir, por 24 horas. Retire a carne da geladeira e, delicadamente, use as mães para retirar o excesso de sal grudado na carne.