“A culpa, quando não bem resolvida, pode levar a um sério desequilíbrio emocional. Afeta a autoestima, traz sentimentos de desesperança, além de deixar a pessoa mais ligada ao passado, o que inviabiliza, por exemplo, a viver o momento presente”, explica Fernanda. O primeiro passo é aceitar aquilo que fez – ou não fez.
A única forma de minorar o remorso é ganhar o perdão de quem se viu prejudicado. Para tanto, é preciso se conscientizar da falha e, humildemente, pedir desculpas. Mas só serve se for com o coração.
Como fazer alguém se sentir culpado
O remorso é um sentimento sobre os acontecimentos e atitudes do passado. É a sensação do que não era para ser dito, do que não era para ser feito. Pode se tornar uma doença, um grande desgaste como, por exemplo, as dores de cabeça que não sabemos a razão, ou mesmo a vesícula funcionar mal, ou até mesmo as palpitações.
Se você não sabe o que sente em certas circunstâncias, não é porque você tem algum problema nem porque há algo de errado. Esse fenômeno é muito mais comum do que as pessoas costumam pensar, e você não deve se sentir mal por isso. No entanto, isso não significa que você não possa fazer algo para remediar a situação.
Corra atrás dos seus sonhos. Siga o seu próprio caminho. Faça o que você ama.
É muito comum a sensação de não saber o que fazer da vida. Muitas vezes entramos numa primeira carreira para só então descobrir que ou não amamos aquilo, ou não nos recompensa de maneira devida para criar uma vida saudável. Resultado: viramos escravos da rotina.
Se você não sabe o que fazer com sua vida, leia isto:
O que fazer no tédio – 32 dicas para ajudar na passagem do tempo
Frustração. A indecisão de uma pessoa que não sabe o que quer pode causar frustração, estresse e sofrimento. Imagine confiar em alguém que não sabe o que fazer e, portanto, não retribui seus sentimentos. É realmente frustrante dar mais do que você recebe.
Tire proveito da fase de questionamento profissional para refletir o que te faz feliz e potencialize a carreira
10 Dicas do que fazer ao se sentir sem rumo na vida profissional
8 dicas para descobrir sua paixão depois de adulta
Se você está ansioso para encontrar sua própria paixão e propósito, faça estas perguntas a si mesmo:
8) Aprenda algo novo Se lhe interessa, então é importante o bastante para ocupar sua mente. Devemos alimentar aquilo que nos motiva. Pegue uma revista ou livro que você gosta e leia algumas páginas a caminho do trabalho ou antes de dormir. Pessoas apaixonadas quase sempre têm um livro à mão.
Paixão pelo Trabalho é Possível!
Trabalhe não por obrigação ou esperando a sua recompensa, trabalhe por amor, pois um trabalho feito com amor deixa de ser obrigação e se torna diversão, torna a sua vida mais alegre e te trará recompensas muito maiores do que dinheiro e objetos materiais. A recompensa do amor é muito maior.
Uma boa maneira de aceitar o problema é se manter grato pelo que você já tem e ver situações positivas mesmo nas menores coisas, como um elogio de um colega a um trabalho realizado. Se o trabalho está ocupando demais os seus pensamentos, tente encontrar tempo para fazer algo que você gosta e te deixa tranquilo.
“Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.” Confúcio. Essa frase trás uma mensagem muito importante. Porque o trabalho, a ocupação profissional…
Fazer o que ama é, acima de tudo, conciliar seus interesses e motivações. É estar em um ambiente de trabalho alinhado com seus valores. Mas nada disso significa que sua vida profissional será perfeita, até porque uma carreira nunca vem pronta e definida. Ela é construída.
“A única forma de fazer um grande trabalho é amar o que você faz.” Pessoas que se sintam felizes com aquilo que fazem. Que tenham uma vocação não apenas profissional, mas também social, familiar, pessoal. Gente que não tenha perdido a humanidade.
O maior e mais forte que existe. Quando a gente ama alguém, de verdade, esse amor não se esquece. ... O tempo passa, tudo passa, mas no peito o amor permanece, e qualquer minuto longe é demais, a saudade atormenta, mas qualquer minuto perto é bom demais, o amor só aumenta.
Não tenha medo dos seus desejos. Não tenha medo de fazer aquilo que você realmente gosta, o que faz o seu coração pulsar mais forte, que te tira o fôlego e lhe faz sentir paz. Não oprima os seus desejos e deixe que a vida leve os seus medos para bem longe daqui.
Toque-a com verdade, ouça com carinho, afague com amor. Não machuque não a faça sofrer, como se fosse fácil esquecer uma decepção. Se você ama essa pessoa, valorise o tempo com ela, se você pode abraçá-la, beijá-la, faça com toda intensidade.
Quando amamos alguém de verdade, acreditamos que a distância não passa de um escasso metro e a saudade, apesar de tamanha, só aumenta o gosto e a vontade de estar perto; sentimos que a confiança aumenta e percebemos que, mesmo estando longe, sabemos que estamos perto: no coração.