Algo muito necessário, indispensável ou veementemente aconselhado (por quem fala), urgente ou importante: “O grande must atual (…)
Have to expressa, principalmente, obrigações comuns ou normais, enquanto must é usado para as obrigações específicas: I have to brush my teeth twice a day. Tenho que escovar os dentes duas vezes por dia. I must tell you something.
I can do it! Já o Can't ou Cannot é a forma negativa do Can então, você vai utilizar quando quiser expressar incapacidade, ou alguma falta de habilidade. O can't é a forma abreviada de Cannot.
IMPORTANTE
Must, como você já sabe, é um verbo modal que denota necessidade, obrigação, e no caso da expressão a must, foi transformado num substantivo com o significado de um dever ou de algo indispensável.
O should é usado em inglês para expressar o nosso “deveria” em português. Na forma negativa e simplificada, ele vira shouldn't e tem o sentido de “não deveria”. Empregamos o should para perguntar ou dar conselhos e sugestões, além de falar sobre uma coisa provável que deveria ter acontecido.
Então, o Would é um modificador do verbo que vem na sua sequência e fica sempre esse “ria”: eu correria, eu estudaria. Esses são os 20% do Would. Esse é bastante simples e pode ser usado quando você quer dar um conselho. Por exemplo: I should study, que fica “eu deveria estudar” ou eu devo estudar.
Do mesmo jeito que would é a forma no passado de will, could é a forma no passado de can. Ou seja, o could tem um sentido de “poderia” ou “podia” em uma frase em português. Por isso, usamos could para fazermos pedidos, falarmos de algo que acontecia no passado ou sobre uma possibilidade.
O 'Could' é usado para dizer que alguém tinha uma habilidade ou permissão para fazer alguma coisa. Pode ser usado em pedidos, mas não é usado para dar / negar permissão. Por outro lado, o auxiliar 'Might' é usado para dizermos se alguma coisa é possível e para falarmos sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro.
O verbo should, assim como todo verbo modal, sempre vem acompanhado de um verbo principal no infinitivo sem o to. Exemplo: He should be more careful. (Ele deveria ser mais cuidadoso.) Na frase acima, o verbo principal no infinitivo é to be, no entanto, retiramos o to e usamos apenas be.
May indica permissão, possibilidade; pode ser usado para falar sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro e no presente, expressar deduções, fazer um pedido, pedir ou dar permissão ou ajuda: I may call them. (Eu posso ligar para eles.)
O must é utilizado para indicar obrigação, proibição ou dedução.
Os verbos modais são palavras que acompanham os verbos principais da frase para expressar algum sentido específico. Os “modal verbs” acrescentam uma segunda ideia, que pode ser de possibilidade, habilidade, obrigação ou permissão.
Can é usado quando queremos expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido. Ele é um dos principais modal verbs (verbos modais) da língua inglesa. O verbo modal can tem a função de auxiliar o verbo principal na frase.