Eis a recomendação ortográfica: usa-se o hífen quando os prefixos AB, OB, SOB, SUB aparecerem antes de B, H ou R. Exemplos: “sub-hemisférico”, “sub-hepático”, “sub-rogar”, “sub-rogado”; “subnutir”, “suboficial”, subordem”.
Elemento designativo de inferioridade, substituição, aproximação. Nota: É seguido de hífen antes de um elemento começado por b, h ou r (ex.: sub-bibliotecário, sub-hepático, sub-ramoso).
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.
Um bom significado para o prefixo EX O Dicionário Proberam define a palavra ex dessa forma: “quando unido por hífen a um substantivo, indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex-presidente)”.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
- O hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letra. Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”.
Sinais Gráficos
Atalhos do teclado num PC usando Windows: - Hífen: tecla normal do hífen. – Meia-risca: Alt + 0150. — Travessão: Alt + 0151.
Atalhos para travessão (—)
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.
Usos do travessão
O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado: - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos. Por Exemplo: – O que é isso, mãe?
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
Citação Direta
Quando há fala de personagem e do narrador na mesma frase: Nesse caso, usa-se o um travessão para iniciar a fala da personagem e outro para indicar que a fala se encerrou e que o narrador começará a se manifestar.
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
Resposta. as falas dos personagens são inseridas no texto logo após o nome do personagem que irá falar.
Em um texto teatral as falas das personagens são indicadas pelo nome da personagem seguido de um travessão.
Há duas formas de mostrar os pensamentos de um personagem em uma narrativa em terceira pessoa. Com aspas e embutido dentro da narrativa. Dispense fontes em itálico e outras formatações. “ Não havia ninguém nas ruas, o único som que se ouvia era o da batalha que ocorria dentro da hospedaria.