A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante. A fratura na raiz do dente normalmente acontece após um trauma, acidente, mastigação de alimento ou objeto muito duro, agressão física, queda ou em decorrência da fragilidade de tratamento de canal mal sucedido.
Raízes quebradas ou fraturadas podem ser o resultado do enfraquecimento da estrutura dental por cárie dentária, infiltrações sob restaurações ou próteses dentárias, utilização inadequada de pinos metálicos, técnica incorreta para tratamento de canal (endodôntico), desgaste nas restaurações dentárias antigas com resina ...
Os sintomas do problema incluem dor imediata e sangramento súbito e intenso. O quadro pode evoluir ainda para uma potencial inflamação secundária, com risco de perda da inserção óssea e do dente.
Um tratamento de canal bem realizado pode durar a vida toda? Sim, desde que após o tratamento de canal seja realizada a reconstrução dentária de forma apropriada para cada caso e que o paciente possa ter uma correta higienização e visitas regulares ao dentista para prevenção .
Um dos sinais de problema é quando o paciente trata o canal e continua relatando sintomas como incômodos, pús ou dor, principalmente sentindo dor quando morde. Outro motivo para retratar o canal ocorre quando em exames de Raio X surge alguma lesão ou cisto na ponta da raiz (aparece que uma imagem escura e arredondada).
Como você viu, a dor em dente com canal pode ocorrer por diversos motivos, inclusive se o paciente não seguir as orientações do dentista em relação aos cuidados após o tratamento. Nesses casos, há presença de dores, inchaço e até mesmo hematomas na região que foi operada são exemplos de reações que podem ocorrer.
Depois do tratamento, o paciente também irá notar uma menor resistência do dente. “Quanto maior o desgaste interno de sua substância dura e sua mudança de geometria, menor será a resistência, sendo este elemento por definição um dente mais frágil que um dente saudável”, completa.