Os indígenas o chamavam guigrateutéu ou guira-téu-téu (guirá, em tupi: ave; téu-téu é a onomatopéia de seu canto). ... No folclore brasileiro, o quero-quero está presente em todas as regiões, através de histórias, cantos e tradições. Teon, em tupi, significa morte.
O nome popular quero-quero é de origem onomatopéica, pois é repetido várias vezes durante o dia ou à noite, principalmente para a defesa do território. Esta espécie possui, em cada asa, um esporão vermelho, recoberto pela plumagem; quando em atitude de defesa ou ataque os esporões tornam-se bem evidentes.
O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo.
Características gerais: são aves de porte médio (entre 35-37 cm e aproximadamente 270 gramas) com padrão de plumagem nas cores preto, cinza e branco, além de possuir esporões ósseos no ângulo das asas.
Quero-queros defendem ferozmente seu território e são especialmente agressivos quando estão cuidando dos filhotes. Sempre que uma ameaça se aproxima, os pais emitem gritos de alerta. ... Dentre os animais que o quero-quero come estão insetos, crustáceos, moluscos e pequenos peixes.
Dicas para afastar pássaros
A dieta do quero-quero (Vanellus chilensis) é composta por insetos, minhocas, vermes, pequenos vertebrados e invertebrados aquáticos. Raramente essa ave se alimenta de carne crua. Durante a caça, o quero-quero utiliza a técnica de correr, parar e lançar o bico para frente.
Os filhotes de quero-quero possuem uma penugem esparsa cinza-escuro ou castanha com preto. Desde cedo apresentam a típica mancha negra no peito, com as costas, pescoço e ventre brancos.
Esse é o Vanellus chilensis, um pássaro que habita grande parte da América do Sul. O Meus Animais vai te dar algumas informações sobre o quero-quero, uma pequena ave limícola (do latim limus, ou seja, animais que vivem ou caçam no lodo ou lama) que desempenha um papel importante no controle de pragas agrícolas.
Os olhos são vermelhos e redondos. As pernas do quero-quero são longas e finas, vermelhas. Os dedos são três para a frente e um muito para trás.
Você sabia que algumas aves que não têm hábitos noturnos e vivem nas cidades são atraídas pelas luzes artificiais, que afetam o ciclo natural do seu dia? Por isso, alguns pássaros cantam a noite. Dito isso, penso que o trabalho era a poluição luminosa da minha mãe.
Apesar de toda sua popularidade, em 2013 o Sabiá foi alvo de uma das maiores polêmicas do mundo das aves. Inesperadamente, populações da espécie residentes em algumas áreas da cidade de São Paulo trocaram o dia pela noite e passaram a cantar por toda a madrugada.
Assobiar é provocar Exú, também conhecido como dono do assobio e o diabo cristão. Aquele famoso assobio à noite, em casas abandonadas e pontos de ônibus, um ruído fino que ouvimos e achamos ser o vento, podem ser entidades de todos os tipos a assobiar e a assustar quem passa.
Escutar assobio dos outros, mantenha a calma na hora de uma decisão importante. Assobiar ou ver alguém assobiando e não ouvir é sinal de que precisará rever ou adiar algum projeto. Ver ou usar um apito, ouça a opinião de um amigo, antes de tomar uma decisão.
Você pode ter tido a experiência de ouvir alguém chamar seu nome apenas para descobrir que não havia ninguém. De fato, pesquisas mostram que, especialmente para pessoas recentemente enlutadas, não é incomum ouvir a voz de alguém que não está realmente lá falando com você, ou que pode até a pessoa falecida.
Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.
Se você não consegue, pode ser uma característica congênita – ou seja, algo natural, de nascença. E não é genético: em uma mesma família, alguns podem assoviar e outros não. Certas limitações físicas também atrapalham. Por exemplo, a síndrome da respiração bucal, ou lábio leporino, que pode causar atrofias musculares.
Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. ... “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.
"Urutu" vem do tupi uru'tu. Na língua tupi, jararacuçu significa "serpente venenosa grande".
Quando a cobra balança a cauda, o som é produzido pelo atrito dos anéis. As peças do chocalho se encaixam entre si. Como são formadas por um material duro, parecido com a unha humana, fazem barulho quando batem umas nas outras.