Resposta: Denotativo: Não ter as palavras fisicamente, consigo ou mudo. Conotativo: Não conseguir se expressar de forma satisfatória.
Chama produzida por combustão: 1 calor, brasa, lume, língua de fogo, labareda, flama, chama. Local onde se faz fogo: 2 facho, fogacho, archote, fogão, fogaréu, fogueira, fósforo, isqueiro, lareira, lumieira, tocha.
O fogo representa a ânsia de transformação que é uma força de amor movendo o mundo. Dentro do coração de cada um de nós, segundo os magos, os xamãs, os rabinos e outros ainda, existe uma chama sagrada que é uma centelha da própria Divindade (como no Sagrado Coração de Jesus).
O fogo corresponde ao tattwa Tejas, e é simbolizado pelo triângulo vermelho. Possui características opostas às da água, como o calor e a expansão. Segundo a crença pagã, o fogo e água são os elementos básicos com os quais tudo foi criado.
O fogo não tem estado físico considerando que ele não é matéria, e sim energia. Energia liberada pela reação de oxidação entre um combustível e um comburente.
Tem mais depois da publicidade ;) O fogo encontra-se em estado gasoso, o combustível para a sua formação pode encontrar-se em estado gasoso, líquido ou sólido, mas o elemento a que se refere como resultado da reação entre as partes encontra-se em altas temperaturas e no estado gasoso.
Isso porque, se o ponto de fulgor do álcool (a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável) é de 16,6°C, seu ponto de combustão está acima de 70°C.
Como ponto de fulgor entende-se a menor temperatura que o óleo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de ignição). Para o óleo diesel marítimo o ponto de fulgor é fixado em um valor de 60°C.