Assim, Arrendamento Mercantil, também denominado “leasing”, é um negócio jurídico estabelecido entre uma pessoa jurídica denominada arrendadora, a qual concede um bem a uma arrendatária, pessoa física ou jurídica, a fim de utilização própria desta.
Leasing financeiro É a forma mais comum de arrendamento mercantil. A empresa arrendadora compra um bem escolhido pelo arrendatário e a posse deste bem é transferida ao arrendatário por um período pré-determinado, por meio do pagamento de contraprestações.
O contrato de Leasing funciona através de um arrendamento mercantil. Ou seja, o veículo é alugado para o cliente por um determinado período. ... Neste contrato o carro estará em nome do banco. Apesar disto, você poderá comprar este veículo a qualquer momento do período contratado.
O Leasing Financeiro é a solução para sua empresa renovar a frota de veículos, modernizar equipamentos ou adquirir imóvel para instalação de linha de produção, loja comercial ou sede administrativa. Podem ser arrendados bens móveis ou imóveis, novos ou usados, de origem nacional ou estrangeira.
O arrendamento é um tipo de aluguel. O comprador se compromete a pagar um valor mensal à empresa locadora, que mantém o veículo no nome dela.
Para contratos de Leasing quitados - documento fechado em nome do cliente o arrendatário deverá enviar os seguintes documentos: - Certificado de Propriedade do Veículo (DUT/CRV) fechado pelo Leasing em nome do cliente com reconhecimento de firma de ambos; - Procuração por Instrumento Público do comprador passando os ...
No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto.
Após o pagamento do veículo pelo consumidor é dever da instituição credora proceder a baixa da restrição de alienação fiduciária junto ao órgão competente (DETRAN). Veja-se que o a Resolução do CONTRAN estabelece o PRAZO MÁXIMO DE 10 DIAS para a baixa do gravame após o cumprimento das obrigações pelo devedor.
Quando terminar de quitar as parcelas do veículo, o processo de baixa do gravame e retirada da alienação é automático. Fica a cargo da instituição financeira avisar ao Detran o fim do contrato do veículo. Após este procedimento, o sistema do Detran libera o carro para ser vendido.
10 dias