Sentimentos envolvem emoções e interação entre muitas áreas cerebrais, sobretudo as relacionadas à capacidade da fala. O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios.
;Neuroquimicamente, o cérebro reage à ação com a mudança de alguns neurotransmissores. Temos, então, o aumento da dopamina, assim como o crescimento dos níveis de endorfina e de oxitocina, o hormônio do amor, que aumenta a sensação de apego, bem-estar e segurança;, explica o neurocientista e psiquiatra Diogo Lara.
Uma única emoção pode gerar diversos tipos reação, que podem ser positivas ou negativas. O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e sentimentos. Quando recebe um estímulo, o sistema límbico envia mensagens para o cérebro, que produz repostas e cria um estado emocional.
Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.
Um dos segredos para se conectar emocionalmente com as pessoas é conseguir fazer com que elas se sintam ouvidas....Além disso, há várias outras ações que você pode colocar em prática:
Pratique empatia. Uma das maneiras mais fáceis de como criar conexão emocional com seus clientes é ler a linguagem corporal, fazer perguntas, prestar atenção e oferecer soluções concisas em qualquer ponto de contato. Isso é especialmente importante no estágio de compartilhamento.