A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
O diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e atual coordenador Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), Luis Fernando Bouzas, afirmou que, atualmente, a chance de um paciente que necessite de transplante de medula óssea encontrar um doador compatível é de mais de 90%.
A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade. Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.
Vale ressaltar que o paciente não precisa ficar em isolamento e a presença de amigos e familiares é importante para a cura. O candidato a doação de sangue que já apresentou a doença é considerado inapto definitivo, ou seja, não poderá realizar mais doação de sangue.
Efeitos Colaterais dos Medicamentos Utilizados na PQT. Cutâneos – rubor de face e pescoço, prurido e rash cutâneo generalizado; Gastrointestinais – diminuição do apetite e náuseas.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.