Finlândia
A Costa do Marfim é o maior exportador de cacau no mundo, com uma produção anual de 1,6 milhões de toneladas, que em sua grande maioria se transformam no saboroso e famoso chocolate.
Costa do Marfim
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, estes são os maiores produtores de cacau do mundo:
O principal país produtor é a Costa do Marfim com 39% de participação relativa, seguida de Gana (20%), Indonésia (10%), Nigéria (6%), seguidos de Ca- marões, Brasil, e Equador, todos com 5% (Gráfico 1). lásia e Indonésia com 7% cada, Brasil (6%) e Gana com (5%).
Agora, quem ocupa o topo desse ranking é o Pará. Nada mais natural, já que o cacau é um fruto típico da Amazônia, região na qual o estado está localizado. No ano passado, o Pará produziu 130 mil toneladas da fruta – metade de todo o cacau colhido no Brasil – e faturou pouco mais de R$ 1,2 bilhão.
O Equador tem o cacau no seu DNA. O resquício mais antigo de chocolate do mundo, com cerca de 5.
O cacau foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate, e com isso várias tentativas foram feitas visando à implementação da lavoura cacaueira em outras regiões com condições de clima e solo semelhantes às de origem. E assim, suas sementes foram se disseminando gradualmente pelo mundo.
Mais da metade do cacau produzido no Brasil é, literalmente, fruto paraense. Em 2020, a produção do fruto no Pará foi de 144.
O cacau é manejado sem uso intensivo de Page 10 10 adubos de alta solubilidade e calagem de solo. A produtividade média atual é de 0,4 kg por pé ou 400 kg por hectare, valor consi- derado baixo para a Amazônia.
Confiseur
Embora muitas regiões o cultivem, o grosso da produção de cacau procede atualmente de áreas situadas na Costa da Guiné (África) e no Brasil, particularmente no sul da Bahia. Gana (antiga Costa do Ouro), onde o cultivo se iniciou em 1879, é o maior produtor mundial.
O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
O cacau é um fruto muito apreciado por sua polpa adocicada e por sua semente, a qual é utilizada na fabricação do chocolate. Ele é muito benéfico à nossa saúde, apresentando propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e cardioprotetoras. Quanto maior o teor de cacau, maior o benefício do produto.
A colheita de cacau deve ser feita somente de frutos maduros. Com o amadurecimento dá-se uma contração de polpa e as sementes ficam quase livres, presas ao cordão central; desse modo, ao receber pancadas manuais, o fruto emite um som característico.
O cacaueiro floresce aos três anos e carece até esse tempo de frequentes capinações. Aos cinco anos, já produz. Cobre-se então de flores e frutos que levam quatro meses para amadurecer.
Para escolher o fruto do cacau nos hortifrútis das lojas Zaffari e Bourbon é preciso ficar atento à cor dele. Quando a casca estiver na tonalidade púrpura escuro ou vermelha, o fruto está maduro e bom para consumo.
No cacau nós podemos utilizar a sua polpa e as suas sementes. Da polpa, obtemos sucos, geleias, etc. Das sementes, vem o chocolate, que com um pouquinho de esforço podemos produzir em casa. Se a intenção é provar o sabor da fruta, tire de sua cabeça que será de chocolate.