Em uma definição sucinta, self inclui um corpo físico, processos de pensamento e uma experiência consciente de que alguém é único e se diferencia dos outros, o que envolve a representação mental de experiências pessoais (Gazzaniga & Heatherton, 2003).
idéia de “sensação subjetiva” ou “sentimento de identidade” ligando este conceito ao contexto social. O sentimento de identidade e a constituição de um “eu” bem organizado, fundado numa real estima de si mesmo no seio de uma realidade social, é o que designaria a identidade do eu.
No ponto mais profundo de nossa mente inconsciente, encontra-se o Self, que é a totalidade do que somos; já em nossa mente consciente, em seu ponto mais raso, encontra-se o ego, que é apenas uma pequena parte de nossa psique.
O self exprime-se como um conjunto de representações investidas num modo narcísico, sob a forma de uma transferência em espelho, no qual o psicanalista é idealizado como um reflexo do self grandioso que caracteriza este tipo de personalidade.
FUNÇÕES EGÓICAS Segundo Fiorini (2004) as funções egóicas são mecanismos de ações sobre o comportamento do sujeito. ... Dentre esses funções encontram-se a dissociação, negação e a evitação.