A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.
Nessa época, a Igreja possuía considerável influência tanto no aspecto político e econômico, quanto no cultural, artístico e literário. Dessa forma, predominava a visão teocêntrica, voltada a Deus, sendo o homem bastante religioso e entregando sua vida à vontade divina.
Resumo: Os mosteiros foram grandes centros civilizacionais na Idade Média. Sua influência e poder extrapolaram os aspectos puramente religiosos e espirituais. No seu interior, o monge dedicava-se basicamente à oração e ao trabalho (ora et labora), mas também havia espaço para o estudo e a leitura.
A Igreja Católica foi a única instituição feudal organizada. ... Com o apoio dos fiéis, já que era considerada inquestionável na Idade Média, e com a riqueza obtida através desses impostos, além de influência política na figura papal, ela se tornou a instituição medieval mais poderosa.
A igreja católica tinha boa parte das terras da Europa durante a idade média porque se utilizava do seu poder de influência religiosa para manipular as pessoas à doarem seus propriedades, muitas vezes em troca de perdão ou por um lugar no paraíso.
Os mosteiros medievais, fossem católicos ou ortodoxos, eram construídos em lugares bem distantes de quaisquer centros urbanos que tivessem grande fluxo de pessoas. ... Da mesma forma, os mosteiros tornaram-se ícones da Idade Média, como ocorreu com as Universidades, que também se desenvolveram no mesmo período.
Na história consta que os primeiros mosteiros surgiram com os monges cenobitas no início da Idade Média. Pois antes, eles apenas se reuniam em locais despovoados e que poderiam viver isolados, por exemplo, o deserto.
Um mosteiro ou monastério é um edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges e freiras, e que é construído fora da malha urbana de uma cidade. Os mosteiros budistas são chamados de Viara (embora no budismo tibetano possa ser usado o termo "gompa").
Esses monges eram totalmente dedicados à cópia de livros, os quais eram escritos à mão, utilizando penas de ganso e tinturas, decorados com pinturas e feitos sobre pergaminhos, ou seja, peles tratadas de carneiros ou cabras. ... O século XV não trouxe boas novidades aos monges copistas.
O termo "Abadia" pode-se confundir com o de mosteiro, sendo este mais o tipo de casa, onde vivem monges, e o primeiro mais o estatuto administrativo: a abadia é um mosteiro governado por um abade ou abadessa. O termo depois vulgarizou-se, mesmo sem haver alguma ligação histórica de muitas igrejas a abadias. ...
Igreja é qualquer templo. Abadia é uma comunidade de monges católicos, que vivem uma vida de trabalho e oração. Catedral - é um templo cristão em que se encontra a sede de um bisco e uma diocese, que é uma área administrada pelo bispo. Paróquia - é uma comunidade que está sob os cuidados de um padre.
1 Mosteiro ou convento onde moram monges e monjas cumprindo votos. 2 Comunidade ou instituição religiosa da qual fazem parte esses monges e monjas. 3 A igreja desse local. 4 Ofício ou dignidade de abade ou de abadessa.
Abadia (em latim: abbatia; deriva do aramaico abba, "pai") é uma comunidade monástica cristã, católica ("casa regular formada"), sob a tutela de um abade ou de uma abadessa, que a dirige com a dignidade de pai (ou madre) espiritual da comunidade.
Significado de Abafado adjetivo Sufocante, abafadiço. Dissimulado, oculto, tapado, velado. Dominado, reprimido, vencido: a rebelião abafada.