O enfermeiro que trabalha em clínica médica e/ou cirúrgica desempenha funções que têm como objetivo recuperar os pacientes para que obtenham o melhor estado de saúde física, mental e emocional possível, e preservar o sentimento de bem-estar espiritual e social dos mesmos, sempre estimulando e capacitando-os para o ...
Cardiologia: o clássico da semiologia com o contemporâneo das novas descobertas. Neurologia: o poder e a singularidade da semiologia. Cirurgia Geral: resistência física, controle emocional e segurança na tomada de decisão. Genética Médica: a Clínica Médica das doenças raras.
A Clínica Médica é a especialidade da Medicina focada no diagnóstico e tratamento clínico das patologias em adultos, ou seja, sem cirurgia.
O que é a clínica médica? Conhecida também como medicina interna, a clínica médica é o setor do hospital onde ficam os pacientes maiores de 12 anos em estado semi-crítico e crítico, hemodinamicamente estáveis e sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.
O clínico, enquanto médico do adulto, é idealmente capaz de fazer grande parte dos diagnósticos e solucionar boa porcentagem dos problemas de saúde dos pacientes, sem a necessidade de recorrer a outro especialista. Para que isso de fato ocorra, é necessária uma verdadeira revolução nas universidades.
Para ser um bom médico, é fundamental um investimento constante em aperfeiçoamento, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.
No Brasil. O especialista em Clínica Médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica. O termo "clínico geral" e "generalista" é popularmente utilizado para designar o médico sem especialização.
Residência Médica
A Residência de Clínica Médica é de acesso direto, ou seja, não exige pré-requisito. Ela tem duração de 2 anos, com carga horária de 60 horas semanais. As atividades são divididas em ambulatoriais, de emergência, hospitalares, rodízios em especialidades, atividades acadêmicas e de pesquisa.
As 10 especialidades médicas mais bem pagas
Especialidades Médicas mais bem remuneradas no Brasil
Todo mundo fala que a Neurocirurgia é a mais difícil, por envolver uma técnica cirúrgica extremamente refinada e minuciosa e também exigir muita teoria.
Cirurgia Geral reúne 34.
Quais as especialidades médicas mais procuradas?
Veja a lista a seguir.
Sim. O médico pode anunciar os títulos de especialista que registrar no CRM local. Ressalte-se, porém, que o Decretolei 4.
As melhores residências em saúde do Brasil
Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Albert Einstein. O Hospital Israelita Albert Einstein é uma das melhores instituições do país e dispõe de toda infraestrutura e tecnologia, desde a atenção básica à saúde até o atendimento de alta complexidade.
Diferentemente de outras profissões, os formados em Medicina não pagam por essa especialização e ainda recebem uma bolsa-auxílio durante o período da residência. Nos hospitais públicos, a bolsa concedida pelo Ministério da Educação é de R$ 1.
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação para médicos que concluíram a graduação. O médico que deseja ser um especialista, faz a residência médica em instituições de saúde como hospitais-escola. O médico residente recebe um bolsa e faz atividades na área escolhida sob supervisão de um especialista.
São seis anos de ensino, em média, divididos em três períodos sendo os dois primeiros anos de básico, dois anos de clínicos e dois anos de internatos. Após essa etapa, o aluno pode se formar em medicina, como clínico geral, e obter seu registro de médico com o Conselho Regional de Medicina (CRM).
O Fellowship é um programa de complementação especializada voltado a médicos e profissionais de outras áreas da saúde, especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em sub especialidades.
Geralmente com os médicos residentes conseguem dar entre 4-5 plantões no mês com valores médio de R$ 800,00. Vale relembrar que esses valores mudam de acordo com a carga horária de trabalho, a região do país e se o médico vai trabalha no interior ou na capital.