Onde encontrar Artemísia É possível comprar Artemisia em lojas de produtos de jardinagem, feiras livres e no jardim botânico.
Benefícios da artemísia A artemísia é usada para tratar problemas de digestão, como perda de apetite, dores de estômago, doenças da vesícula biliar e espasmos intestinais. Além disso, algumas pessoas utilizam o chá para tratar febre, doença hepática, depressão, dor muscular, perda de memória e infecções por vermes.
A arruda é indicada na medicina popular para impulsionar a menstruação e promover o aborto. Esses efeitos se devem à sua capacidade de causar fortes contrações uterinas, que podem provocar hemorragias, e, em altas concentrações, até a morte da mulher.
Elas podem ser fumadas, queimadas como incenso ou mesmo bebidas como chá. Além dos sonhos lúcidos e cheios de significado, as artemísias também são conhecidas por trazer pensamentos das profundezas do subconsciente para os sonhos.
Para obter a melhor experiência possível, vaporize entre 150°C e 175°C (302°F e 347°F).
Conhecida como "rainha das ervas", planta é poderosa no combate a problemas de útero e ovários. Atenção: infusão deve ser consumida sem açúcar, mel nem adoçante. A Artemísia é meio amarga, por isso, é amplamente utilizada em preparos de licor amargo, aperitivos e até mesmo em preparos culinários.
Existem duas espécies, basicamente, chamadas de artemísia, a verdadeira Artemisia vulgaris, chamamos ela de verdadeira, pois realmente faz parte do gênero Artemisia sp. A outra é um tanaceto, o Tanacetum parthenium (antigamente chamado de Chrysanthemum parthenium).
Na cultura popular, o anis-estrelado é conhecido por tratar intoxicações por frutos do mar, por ser antisséptico, anti-inflamatório, calmante, digestivo e diurético. Na culinária, ele é utilizado principalmente como aromatizante de massas, sopas e caldos, entre outros.
Artemisia vulgaris é uma planta composta, vivaz, da família das asteráceas. Chega a atingir 1,5 m de altura, tem o caule lanoso, muito ramificado. As suas folhas são muito recortadas de cor verde prateado, pequenas sumidades floridas de cor amarelo dourado, que poderão ser colhidas no princípio da floração.
Essa planta multiplica-se por ponteiras, divisão de touceiras ou por sementes. Não é exigente quanto ao tipo de solo, se reproduzindo em diferentes condições e até mesmo em solos pobres, mas se desenvolve melhor nos arenosos e férteis. Antes de plantar losna em vaso, atente-se à profundidade do recipiente.
Está disseminada em todo o mundo. Desde o antigo Egito esta planta é utilizada como medicinal. Segundo crenças medicinais, a Artemísia contém um óleo essencial rico em diversas substâncias: cineol e tujona, flavonoides, taninos, saponinas, resinas, artemisinina e princípios amargos.
A Carqueja é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.
Os efeitos colaterais da Carqueja incluem diminuição da imunidade e hipotensão, quando ingerida em excesso.
A Carqueja é uma planta herbácea que possui suas folhas aderidas ao caule e não possui bainha foliar. ... Existem outras variedades de Carqueja, inclusive de folhas menores e bem menos amargas, denominadas de "carquejinha doce", mas de eficácia terapêutica (como para emagrecer) bem inferior à da Carqueja amarga.
Pacientes diabéticos e hipertensos devem tomar cuidado com o consumo da carqueja, visto que a erva diminuiu a concentração de glicose e pode aumentar a pressão arterial. Grávidas não devem ingerir o chá, pois a planta pode provocar aborto. A carqueja também é contraindicada durante a amamentação.
O chá de carqueja possui vários benefícios para a saúde, como regulação da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue, fortalecimento do sistema imunológico e melhora de problemas digestivos, podendo ser consumido até 3 vezes por dia.
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado -, desde que tenha sido feito da maneira adequada.