LEI Nº 8.
Direitos do Advogado
4º, que o advogado empregado tem o dever de zelar por sua independência e liberdade profissional. De tal sorte, se por um lado o advogado-empregado tem o dever subordinação para com o empregador, por outro essa subordinação não pode interferir na liberdade e técnica de que o advogado se utilizada em seu mister.
O advogado somente poderá ser preso em flagrante, por motivo de exercício da profissão, em caso de crime inafiançável, observado o disposto no inciso IV deste artigo. Não sendo o desacato um crime inafiançável, a prisão sequer seria possível. ... Dá-se “voz de prisão” e o advogado é preso em flagrante.
São direitos do advogado, de acordo com o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, EXCETO: a) Ter vista dos processos judiciais ou administrativos em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais. b) Retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias.
A resposta correta é a letra D. São causas de licença profissional do advogado: acometimento de doença mental considerada curável; exercício de atividade incompatível com a advocacia e o requerimento justificado pelo advogado (art.
São atividades privativas de advocacia a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Não se inclui na atividade privativa de advocacia a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal.
São atividades privativas da advocacia: I - a postulação a qualquer órgão do poder judiciário e aos juizados especais; Ii - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. § 1º não se inclui na atividade privativa da advocacia a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal.
Assim sendo, conforme o artigo 4º do EAOAB, as atividades privativas de advogados praticadas por pessoas não habilitadas, serão consideradas nulas, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas, configurando exercício ilegal da profissão.
A Consultoria Jurídica só pode ser prestada por advogados. Não basta ser bacharel em Direito para prestar esse serviço. É necessário ter um registro ativo na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A atividade de assessoria jurídica é privativa do advogado e tem respaldo legal pela Lei nº 8.
Confira algumas competências que você deve levar em conta na contratação de um assistente jurídico:
Para ser um consultor, o profissional precisa ter conhecimento e habilidades na área em que vai atuar. Ele necessita, sobretudo, de capacidade analítica e uma postura ética, pois seus aconselhamentos irão influenciar diretamente a tomada de decisão.
O papel da consultoria logística é reestruturar a logística de uma empresa. O seu objetivo é tornar toda a cadeia de suprimentos mais funcional, produtiva e econômica. Basicamente, ela cumpre as funções primárias de consultorias de outras áreas, como detectar os problemas e propor melhorias.
Os documentos necessários para abrir escritório de consultoria são simples:
Sua função é analisar a informação para identificar e resolver problemas logísticos, assessorar em temas de produtividade, gestão e transporte de materiais através de planejamento, desenho de redes de distribuição, tecnologia e software especializado e processos de reengenharia. ...