O DE Perfusão Tissular Periférica Ineficaz refere- se à redução na circulação sanguínea para a periferia, a qual é capaz de comprometer a saúde(5).
Angina tem cura?
A dor torácica é o principal sintoma associado ao IAM, que é descrito como uma dor súbita, sobre o esterno (osso localizado no meio do peito), constante e constritiva, que pode ou não se irradiar para várias partes do corpo, como a mandíbula, costas, pescoço e braços, especialmente a face interna do braço esquerdo, e ...
RECOMENDA-SE a dose de ataque de 300mg de Clopidogrel, seguido de dose de manutenção de 75mg ao dia. Pacientes acima de 75anos de idade, não realizar a dose de ataque, somente 75mg. (Grau de Recomendação I, Nível de Evidência B).
Conheça 5 exames que detectam doenças cardíacas
Neste momento do atendimento é de suma importância realizar o exames laboratoriais de considerados “padrão ouro” para um diagnóstico preciso do IAM, sendo os mais recomendados: CK total, CK-MB e TnI.
É possível identificar o processo de infarto agudo do miocárdio através de um exame feito com uma amostra de sangue do paciente. A análise das enzimas cardíacas permite ao médico avaliar o grau de comprometimento do coração para definir o melhor tratamento imediato.
Concentrações altas dessas enzimas no sangue tendem a indicar alterações ou doenças no fígado. Presumivelmente, muitos casos são devidos a depósitos de gordura no figado, condição conhecida como esteatoses.
Os testes de dosagem das enzimas ou marcadores cardíacos são realizados para verificar os níveis de enzimas e proteínas ligadas às lesões do músculo cardíaco.
Quando um coração não está indo bem, acontece a elevação das enzimas cardíacas, que são dosadas de forma seriada. Elas são identificadas de diversas maneiras, como a creatinofosfoquinase (CPK), que se eleva no sangue entre 3 a 6 horas após o início dos sintomas do infarto.
O exame de troponina é feito para avaliar a quantidade das proteínas troponina T e troponina I no sangue, que são liberadas quando existe lesão no músculo do coração, como quando acontece um infarto, por exemplo. Quanto maior for a lesão no coração, maior é a quantidade destas proteínas no sangue.