Na hora de escolher qual dúzia levar para casa, muitas pessoas optam pelos ovos marrons porque acreditam que eles sejam mais saudáveis ou “naturais” do que os brancos. Outras, porém, preferem aqueles de casca branca porque sentem que eles são mais limpos ou são mais saborosos.
Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos. É o único tipo de ovo de galinhas que não podem receber medicamentos como antibióticos e promotores de crescimento.
Enganam-se! Há muitos ovos marrons que são produzidos por galinhas de granja. A cor está relacionada meramente à raça da galinha, não à sua criação. Os ovos caipiras, na verdade, são um pouco menores, têm a casca mais grossa e uma gema mais escura, em comum é um alaranjado forte.
Enquanto alguns acreditam que ela indica se o ovo é caipira ou não, a cor da casca é determinada apenas pela genética das galinhas: ovos vermelhos são colocados por galinhas vermelhas e ovos brancos por galinhas brancas.
Galinhas poedeiras para produção de ovos caipira são criadas em ambiente e manejo diferenciado. Elas ficam soltas, ciscam, comem capim, verduras e insetos (são ótimas para exterminar aranhas).
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas. Os ovos caipiras não.
As vitaminas e os minerais que encontramos nos ovos auxiliam em uma série de funções do organismo, como o fortalecimento do sistema imunológico, redução dos níveis de homocisteína – um importante marcador da saúde do coração, redução do envelhecimento precoce, crescimento infantil e até mesmo na transmissão de impulsos ...
Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois “viaja” por uma série de órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca.
O ovo de granja é aquele produzido em um sistema comercial, de larga escala, por isso ele é mais barato. As galinhas são alojadas em gaiolas, onde ficam confinadas por até 120 semanas, que é o tempo de seu maior desempenho em postura.
Se dermos uma olhada rápida, eles são muito semelhantes em forma. Só que a diferença física mais marcante é o tamanho. Ovos de pato são 50-100% maiores do que o tamanho médio de um ovo de galinha . Portanto, comer um ovo de pato é como comer um ovo e meio ou dois ovos de galinha .