O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente.
As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.
A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.
O suor noturno é, muitas vezes, causado pelo corpo tentando regular a sua temperatura por meio da transpiração, já que no Brasil as noites são muito quentes. No entanto, a sudorese noturna também pode indicar alguns distúrbios, como a apneia do sono. Entenda!
Tratamento de Hiperidrose O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico. A aplicação de botox também ajuda a controlar a sudorese. Quadros mais graves, porém, podem exigir intervenção cirúrgica.
Como acabar com o suor nos pés?
Com a rotina corrida, Rexona relembra algumas soluções que podem ajudar a combater o suor excessivo no rosto de maneira prática e simples:
Desodorantes contêm sais de alumínio e fragrâncias que podem irritar a pele. Definitivamente não é para o seu rosto.
Desodorante não faz mal à saúde Nenhum deles faz mal à saúde e nenhuma teoria relacionada a efeitos nocivos do desodorante tem fundamento. Os desodorantes, que disfarçam o mau cheiro, e os antitranspirantes, que controlam a produção de suor, são inofensivos.
Não faz mal, mas também não é necessário. “Durante a noite o nosso metabolismo cai, já que o corpo não realiza nenhum tipo de atividade física ou esforço. Ou seja, ele fica sem produzir suor”, esclareceu. Então se você dormir em um local fresco, não corre o risco de transpirar nas axilas.
E não é preciso usar aquele perfume caríssimo para obter esse hábito. Desde o aroma do sabonete que você usa no banho até a fragrância do hidratante que passa em seu corpo antes de dormir são formas de perfumação para ir para cama.
Hidratação - O uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele.