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Para vencer no xadrez, você precisa sempre estar adiantado em relação aos seus movimentos, usando jogadas cada vez mais complexas para atacar seu adversário. Sua primeira jogada vai definir o clima do restante da partida, seja com ataques diretos ou dominações de certos pontos do tabuleiro.
'Como Pensar em Xadrez' demonstra por meios práticos como organizar a mente para vencer. Aprenda a reavaliar sua maneira de pensar durante o jogo e a estruturar seus pensamentos por meio da prática.
Passos
Mate do Louco é o xeque-mate mais rápido possível do xadrez, sendo executado com o segundo lance das peças negras. É extremamente raro, já que para a sua ocorrência as brancas devem cometer erros incomuns, mesmo entre principiantes, ao fazer duas das piores jogadas de abertura possíveis.
Para que o Mate do Louco aconteça, as Brancas devem estar alheias a esses dois fatos e fazer dois lances ruins logo no início. Além disso, mover os peões de f e g não ajuda as Brancas a controlar o centro, e esses lances também enfraquecem a já frágil ala do rei.
O Mate do Louco (Xeques Mates Famosos) O Mate do Louco é o xeque mate mais rápido que se pode dar partindo da posição inicial das peças sobre o tabuleiro. O nome deste xeque mate, por dedução, está no fato de que somente um “louco” pode jogar e deixar-se dar mate desta forma.
Não é necessário dizer xeque ao adversário. ... "Rei é a única Peça que não se captura" Uma partida de xadrez termina quando o Rei adversário está em xeque, e este obrigado a sair dele não encontra nenhum lance possível legal para se defender, portanto caracterizando o Xeque-Mate.
O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. ... O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças.
substantivo masculino Lance que põe fim a uma partida de xadrez, ocorre no momento em que o rei sofre um ataque do adversário e não se pode mover para as casas adjacentes nem ser defendido por outras peças; mate: a partida durou pouco tempo, o xeque-mate foi dado em menos de dez lances.
Xeque-mate (em persa شاه مات, significando rei se render), ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.
substantivo masculino Lance que, durante um jogo de xadrez, ameaça o rei; ataque ao rei. [Figurado] Circunstância em que há perigo; momento difícil ou arriscado; perigo. Etimologia (origem da palavra xeque). Do árabe xãh/ do persa xah.
No enxadrismo, o empate, também indicado pelo termo tablas (de origem espanhola), é a situação na qual a partida de xadrez termina sem que nenhum dos enxadristas alcance a vitória, podendo ocorrer de seis formas diferentes, a saber: Insuficiência de material. Xeque perpétuo. Empate por afogamento.
Afogamento. No xadrez existe uma regra que diz que colocar o próprio rei em situação de xeque é um movimento ilegal. Assim, existem algumas situações em que o jogador, apesar de não estar em xeque, não tem mais jogadas possíveis, o chamado afogamento ou “stalemate”, como é internacionalmente conhecido.
Dicas
1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser completados em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo atribuído mais 60 vezes qualquer incremento é de mais de 10 minutos mas inferior a 60 minutos para cada jogador.