Não é aconselhável quebrar paredes, pois isso pode comprometer a estrutura da casa. Um espaço de 1,80 x 2,70 é o suficiente para fazer uma escada com patamar.
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
Atualmente, os valores mais coerentes e aplicados por engenheiros e arquitetos em projetos de escadas são: altura entre dois degraus de 15,5 a 19 cm (nunca tendo variação superior a 0,5 cm entre um e outro) e 60 cm de largura mínima do degrau. A superfície onde pisamos deve ter entre 27 e 32 cm de comprimento.
Para calcular o metro quadrado do piso, deve-se considerar a seguinte regra:
Para calcular a quantidade de cerâmica a ser colocada no piso, a área do piso é suficiente. Nesse caso, basta multiplicar a largura do ambiente pelo comprimento, e somar o valor resultante por 5% de margem de erro. Exemplo: Se o banheiro tiver 2 metros de largura e de comprimento, a área será de 4 metros quadrados.
As fórmulas para determinar as áreas são: quadrado e retângulo -- comprimento X largura; círculo -- raio X raio X 3,14; triângulo -- (base X altura) / 2. Essas são as formas mais fáceis de analisar o terreno.
Primeiramente, é preciso calcular o tamanho das áreas a serem cobertas com os pisos. Multiplique a medida do comprimento pela largura do cômodo. O resultado será a área que deve ser coberta pelo revestimento.
Grama-preço-m2: a partir de R$ 4,70 mais frete. Veja como é possível comprar grama de alta qualidade e ainda economizar dinheiro!
Como por exemplo, a área de um terreno de 8 metros de comprimento e 6 metros de largura é de 48 metros quadrados (8 x 6 = 48 m²). Sendo assim, não há como transformar metro linear em metro quadrado, pois o primeiro envolve apenas uma dimensão, enquanto que o segundo envolve duas dimensões.
A formula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final.