Diversidade cultural diz respeito à variedade de culturas que existe entre os homens. O Brasil, com sua vasta expansão territorial, apresenta inúmeras tradições e costumes, diversas formas de se vestir, de falar, de se alimentar.
É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade. Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.
A definição da expressão diversidade diz respeito à qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; variedade, ou multiplicidade. ... Por isso a diversidade humana se refere às diferenças culturais, étnicas, ideológicas, religiosas, entre outras, que existem entre os seres humanos.
A diversidade cultural se manifesta na língua, modo de vestir, tradições e organização social. ... ( ) Uma mesma sociedade é composta por uma série de culturas diferentes. ( ) As especificidades devem ser relegadas a segundo plano, objetivando uma generalização e uniformização.
O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.
A diversidade cultural é o que diferencia um povo de outro, já que é indicador de sua identidade no contexto mundial. Ela sinaliza os aspectos diferenciadores de um agrupamento social específico. São variantes que se formam no transcorrer de muitos anos, posto que se entranham na natureza coletiva.
Convivendo com a diversidade
Tem mais depois da publicidade ;) Uma outra forma de se valorizar as diferentes culturas é levantar uma pesquisa dos jogos de cada uma delas. Existem jogos advindos da África, Irlanda, Japão, China, Índia e várias outras localidades.
Percebe-se que é possível aproveitar a diversidade cultural para ensinar uma cultura de paz, uma cultura de respeito à diversidade e à convivência com as diferenças; mediar a produção dos conhecimentos do aluno valorizando o seu conhecimento de senso comum ou os seus conhecimentos prévios, na interação com outras ...
A diversidade deve ser valorizada porque é uma realidade social inquestionável, da qual nascem os diferentes conceitos e estilos de vida. A sociedade em que vivemos é progressivamente mais plural na medida em que é composta de pessoas e grupos de grande diversidade social, ideológica, cultural, etc.
O princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades “fala da existência da pluralidade de sujeitos, onde podem nascer os preconceitos e as discriminações. Esse norte aconselha como honrar as diferenças de cada um e assim construir um ambiente de valores igualitários” (SDH/PR, 2013, p.
A valorização da diversidade permite que as diferenças sejam reconhecidas e respeitadas, o que se alinha com a conscientização da diversidade cultural, étnica e racial.
São eles: colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a ...
Para construir uma cultura de respeito que promova os direitos humanos é preciso partir de uma visão de que, antes de qualquer coisa, somos todos seres humanos, unidos por esse laço, possuímos necessidades, desejos e sonhos, além dos direitos universais à vida, à liberdade, etc.
A escola é um lugar propício para desenvolver uma cultura de valorização a diversidade e é onde os conflitos podem ser resolvidos através da educação.
Valorizar a diversidade é chave no combate a desigualdades educacionais. “Considerar a diversidade não significa tolerar as desigualdades sociais”. A colocação de Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas, dá a dimensão dos desafios que ainda precisam ser enfrentados na pauta de equidade de gênero e raça na educação.
A diversidade adiciona um valor considerável às instituições públicas e privadas, que a empregam por causa do aumento da produtividade e eficácia. ... Segundo esse raciocínio, a prática da diversidade cria oportunidades que permitem a contribuição das empresas para a formação de uma sociedade mais justa.
A sala de aula é, frequentemente, o principal espaço de convivência de crianças e jovens com pessoas de origem e cor diferentes da sua. Naturalmente, é também o espaço onde primeiro afloram dúvidas e ideias preconcebidas relativas a raças e etnias.
Deve - se respeitar porque todos as pessoas são iguais. É um princípio básico da humanidade, independente de qual classe social, cor da pele... Infelizmente, ainda há muito preconceito a diversidade. ... E quando se pratica o respeito, é uma forma de garantir/impor que você também seja respeitado.