Para calcular o determinante de uma matriz, precisamos analisar a ordem dela, ou seja, se ela é 1x1, 2x2, 3x3 e assim sucessivamente, quanto maior a sua ordem, mais difícil será encontrar o determinante.
Uma matriz só possuirá inversa se o seu determinante for diferente de zero. Caso o determinante det(B) seja igual a zero, a matriz não possui inversa.
2)Marcar uma região 3x3 para colocar a matriz inversa e digitar ali, diretamente =matriz. inverso() , e sem acionar enter, posicione o cursor dentro dos parênteses, e com ajuda do mouse selecione toda a matriz A , acione as teclas Ctrl Schift e acione enter antes de soltar as teclas Ctrl Schift.
FUNÇÃO INVERSA
Para o calculo do determinante de uma matriz, deve-se selecionar uma célula, e em seguida, digitar o comando “MATRIZ. DETERM (matriz)”, e selecionar a matriz. Para o resultado, apertar CTRL+SHIFT+ENTER.
Para resolver esse problema devemos usar o seguinte cálculo: / ((100-3) / 100), ou / 97% = Agora estamos dividindo o valor principal por 100 menos o percentual que desejamos encontrar.
Coloque o valor decimal no denominador da fração (número inferior) em que o numerador (número superior) é 1. Por exemplo, se seu valor decimal é 0,78, sua fração resultante será 1/0,78. Isso é conhecido como inverso.
Passo 1: abra no Excel a planilha que você quer calcular porcentagens e marque todas as células que vão receber as fórmulas. No menu superior, acesse a aba “Página inicial”, expanda o item “Geral” e selecione a opção “Porcentagem”.
Para calcularmos um valor acrescido de uma porcentagem, procedemos como anteriormente, só que ao invés de subtrairmos do valor total, iremos somá-lo. Para isto usaremos a função "=SOMA(B2+(B2*C2))".
Como somar porcentagens?
Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.