Resposta: É o canto poético, ou seja, a própria poesia.
Atravesso noites e dias no vento é uma personificação. Tem sangue eterno a asa ritmada é uma alegoria.
A expressão “Asa ritmada” sugere não apenas o trabalho de construção sonora e rítmica do poema, mas também a ideia de que há um voo, uma elevação espiritual quando se elabora o texto poético.
E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. ... E quanto a asa ritmada, seria ao ''voo'' de sua canção, que em sua vivência teria um ritmo que ao que parece, ou ela desconhece, ou ela diz que esse ritmo será depois de sua morte.
Estão, entre as principais características da linguagem poética de Cecília Meireles: ... c) O cuidado com a seleção vocabular e a inclinação para a musicalidade, para o verso curto e para os paralelismos estão entre as principais características da poesia de Cecília Meireles.
> Elas encaminham a conclusão do poema: a única certeza que o eu lírico tem sobre si mesmo. Qual é ela? Desmorono / edifico; permaneço / me desfaço; se fico / passo.
a) As antíteses do poema são: alegre/triste; noites/dias; desmorono/edifico; permaneço/me desfaço; fico/passo. ... d) A importância dessas antíteses no processo de criação poética é mostrar que o importante para o poeta é a criação poética. Não é preciso definir as coisas, mas senti-las e aproveitá-las.
5. Qual o tempo e qual o modo em que estão todos os verbos do poema com exceção de “estarei”? Os verbos(canto, está,sou, sinto, atravesso, desmorono, edifico, permaneço, desfaço, sei, fico, passo, é,tem) estão no tempo presente, do modo indicativo.
> Como pode ser entendida a palavra instante no poema? ... Ø “Instante”, no poema, não está relacionado apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas. 02 – Nos versos a seguir, porque é uma conjunção explicativa.
Resposta: O eu lírico utiliza a palavra "instante" no primeiro verso para falar sobre as diferentes situações que o poeta consegue identificar a partir do seu cotidiano e que consegue passar para um poema. Portanto um poeta é uma pessoa observadora, que a partir de situações criadas consegue transformá-la em poesia.
Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, não é necessariamente o autor real do poema.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 Tudo aquilo que acontece por ação do homem ou em decorrência de eventos exteriores ou naturais, que independem da vontade humana; acontecido, acontecimento, ocorrência, sucedido, sucesso. 3 Algo cuja existência é inquestionável; realidade, verdade.