O objetivo principal da análise é conhecer a composição química dos alimentos, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.
Endósporo é uma estrutura dormente, dura, e não reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes. A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de estresse ambiental.
A obtenção de uma cultura pura a partir de uma cultura mista denomina-se isolamento, conseguido através da semeadura dos microrganismos na superfície de meios de cultura sólidos em placas de Petri, o que permitirá a formação de colônias (que são populações isoladas que crescem na superfície destes meios).
Coloque as placas de Petri em um lugar quente e escuro.
As bactérias só podem ser vistas com o auxílio de um microscópio, que é capaz de aumentar as imagens centenas ou milhares de vezes. No entanto, sem o microscópio é possível ver as colônias, estruturas formadas por milhares delas.
Cultivo de microrganismos em laboratório A amostra deve ser coletada com cuidado evitando contaminação com outros organismos. Depois o meio de cultura com os nutrientes necessários é preparado e esterilizado. Assim, garante-se que não há nenhuma outra forma de vida ou contaminação no meio. O patógeno é então inoculado.
A cultura de micro-organismo é inoculada em um tubo de ensaio contendo meio sólido estéril utilizando a agulha de platina: a inoculação deverá ter a profundidade de 2/3 do meio e não deverá ser mais do que uma única picada.
Enriquecido: este tipo é indicado para o desenvolvimento de micro-organismos gerais, pois possui quantidades de nutrientes capazes de cultivar qualquer bactéria. Seletivo: meios de cultura com essa especificação inibem o desenvolvimento de alguns grupos de microorganismos e permite assim, o crescimento de outros.