As espécies comumente usadas para quebrar vento são: Grevillea robusta, Casuarina spp. Erythrina, Pinus patula e Leucaena leucocephala. Decidir as distâncias entre os bancos de árvores. Em pequenas parcelas, pode ser suficiente posicioná-las apenas em uma ou mais bordas.
Criação de um quebra vento: a) Localização perpendicular à direção dos ventos dominantes; b) Deve ser 2 a 3 vezes mais alta do que os cultivos protegidos. Hortaliças: de até 1m de altura, quebra-vento com mais de 3 metros, como a bananeira (Musa persica); c) Deve ter o comprimento de 20 vezes a sua altura.
O quebra vento ajuda na diminuição da erosão eólica, e se dá por conta do carreamento das partículas que compõe o solo, sendo assim o quebra vento tem um efeito de ajudar com a conservação da umidade do solo.
A indicação desta espécie se deve ao fato de ser a que mais se aproxima da árvore ideal para quebra-ventos, que deve ser ereta, perenifólia, de rápido crescimento, pouco agressiva na competição radicular e de copa não muito densa.
O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.
Se o problema for as chuvas constantes e fortes, é preciso proteger o telhado com lonas ou mantas impermeabilizantes. Para se proteger do granizo, uma opção é utilizar telhas de cimento, muito mais resistentes que as de cerâmica.
Vantagens da implantação de quebra-ventos nas propriedades: Amadurecimento precoce (mais cedo) das plantas. Redução do ataque de doenças e insetos prejudiciais nas plantações. Abrigo para pássaros e insetos benéficos (como inimigos naturais e abelhas). ... Aumento do rendimento de produção das plantas e animais.
Como minimizar/atenuar os estragos causados pelo vento? Uma das principais soluções que pode adotar para proteger as suas plantas do vento é a criação/ construção de guarda-ventos. Uma das melhores opções de protecção para as plantas da sua horta ou campo são as sebes.
Saiba como proteger suas plantas no frio
Cuidados no frio
Cuidados e prevenção Cubra com sombrite, uma tela usada em estufas, partes do jardim que recebam a incidência tanto da luz solar quanto das chuvas diretamente e de forma contínua. Esse artifício permite ao mesmo tempo proteger plantas que são sensíveis à luz direta e diminuir o volume de chuva que cai sobre elas.
O gelo deixa congela o plástico fazendo com que esse frio seja transferido para as plantas queimando completamente as folhas. No caso de um vaso com cactos e suculentas, preferi criar uma parede com um plástico, barrando o vento e orvalho frio que poderiam congelar nos dias de geada.
De maneira geral, as suculentas pedem poucas regas, você pode seguir um padrão simples: no verão regue uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Antes de regar confira se a terra está seca. Se estiver úmida, não regue. Para conferir é simples, basta enfiar o dedo ou até mesmo um palito no substrato.
Deve ser colocada sobre a areia, uma camada de esterco curtido (seco, moído, peneirado e isento de plantas daninhas) de aproximadamente, 0,5 cm. As suculentas adoram o esterco, por ser rico em matéria orgânica e ter baixo teor de nitrogênio, esse produto acelera o crescimento radicular e a formação das mudas.
Experimente regar uma vez por semana Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.
Se a planta estiver do lado de fora, a frequência tende a ser maior que em em ambientes internos, e se você utilizar um vaso muito raso, é possível que você deva quebrar a regra e regar uma vez a cada 3 ou 4 dias. Se você regar de menos, a suculenta irá secar e morrer por desidratação.
No caso dos cactos, você pode regá-lo uma vez por semana, durante o verão, uma colher de sopa de água. Durante o inverno, essa quantidade pode ser reduzida para uma vez ao mês. Se a região que você mora é muito úmida, é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.
10 Dicas Básicas no Cultivo de Cactos