Em resumo, os protocolos são responsáveis por pegar os dados que serão transmitidos pela rede, dividir em pequenos pedaços (pacotes), na qual dentro de cada pacote há informações de endereçamento que informam a origem e o destino deste pacote.
Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação.
O protocolo de internet puro, ou seja, o IP, é o principal protocolo de comunicação na rede. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela internet. O IP, porém, não se assegura da entrega de seus pacotes de dados. Por isso, é comum que esse protocolo seja combinado ao TCP.
Os protocolos de comunicação de dados são utilizados para coordenar a troca de informações entre dispositivos de redes diferentes. Eles estabelecem o mecanismo pelo qual cada dispositivo reconhece as informações úteis de qualquer dispositivo.
O encapsulamento de dados é o processo que adiciona mais informações de cabeçalho de protocolo aos dados antes da transmissão. ... A camada de transporte encapsula os dados HTML da página Web dentro do segmento e os envia à camada de Internet, onde o protocolo IP é implementado.
Em suma, o sistema operacional, tem as funções básicas de interpretar os comandos do usuário; controlar os periféricos (teclado, vídeo, discos, impressora, mouse, plotter, etc) e organizar arquivos em disco.
As características dos principais sistemas operacionais incluem, em geral: administração da mão de obra, gerenciamento de recursos, controle de operação do sistema, recuperação de erros e gerenciamento de memória.
Os gerenciadores tem como funções básicas: Controlar o estado do recurso. Alocar o recurso e registrar a alocação. Desalocar o recurso e atualizar o estado.
Na prática, um sistema de arquivo (file system, do inglês) é um conjunto de estruturas lógicas, ou seja, feitas diretamente via software, que permite ao sistema operacional ter acesso e controlar os dados gravados no disco.
Uma das principais funções do Sistema Operacional é gerenciar os dispositivos de Entrada e Saída (E/S) ligados ao computador. É tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando as ações que o usuário espera que o dispositivo realize; tratar as interrupções e erros gerados pelos dispositivos.
Eles são sistemas operacionais utilizados, respectivamente, em computadores desktop e dispositivos móveis (como celulares e tablets). ... Para que o sistema operacional possa mostrar ao usuário final uma visão padronizada do computador, ele deve gerenciar todo o hardware presente no computador.
Windows: como gerenciar os dispositivos O Gerenciador de Dispositivos é uma ferramenta nativa do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 7. ... Para acessá-lo no Windows 10, basta digitar Gerenciador de Dispositivos na barra de pesquisa do menu Iniciar e clicar sobre a ferramenta.
Explicação: O gerenciador de dispositivos é onde podemos ver todos os dispositvos acoplados à placa mãe, podendo atualizar ou remover os drivers e também verificar erros ou mal-funcionamento. Também é possivel fazer outros diagnósticos.
O objetivo principal do Gerenciador de dispositivos é gerenciar seus dispositivos ou, mais especificamente, seus drivers. Um driver é um programa que opera ou controla um dispositivo. Um driver funciona como um tradutor entre um dispositivo e os dois aplicativos e o Windows.
Caixa de diálogo de execução
Por meio da escrita nesses registradores do controlador de dispositivo, o S.O pode comandar o dispositivo para aceitar, executar, desligar. A partir da escrita nesses registradores, o S.O pode saber o estado de um dispositivo, se ele está apto a receber um novo comando, etc.
São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos. São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora e outros.
Interface com o processador e a memória por meio do barramento do sistema ou comutador central. Interface com um ou mais dispositivos periféricos por conexões de dados adequadas. Coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos internos e os dispositivos externos.
um computador é a capacidade de trocar dados com o mundo exterior (dispositivos periféricos). Para tornar os sinais internos à máquina compatíveis, elétrica e temporalmente, com os dos mundo exterior, fazem-se necessários circuitos especiais denominados interfaces de entrada e saída.
Função do Módulo. Um módulo de E/S é a entidade dentro de um computador responsável pelo controlo de um ou mais dispositivos externos e pela transferência de dados entre aqueles dispositivos e a memória principal e os registos da CPU.
A E/S por interrupção é mais eficiente do que a E/S programada, porque elimina a espera desnecessária. Contudo, a E/S por interrupção continua a consumir muito tempo da CPU, uma vez que toda a palavra de dados que vem da memória para o módulo, ou do módulo para a memória, tem de passar através da CPU.