O Antibiótico Doxiciclina Doxitec é um antibiótico de amplo espectro recomendado para cães e gatos, a base de Doxiciclina. Ele age sobre bactérias Gram + e Gram -. Possui ótima absorção, distribuição e penetração nos tecidos, necessitando de doses diárias menores e, em intervalo maior que outras tetraciclinas.
Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, em alguns casos é possível dar antibiótico humano para cachorro. Afinal, o princípio ativo do medicamento é o mesmo, independentemente da espécie em tratamento. Por isso, pode dar amoxicilina de humano para cachorro somente com a autorização de um especialista.
A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.
Os principais sintomas são:
Principalmente medicamentos humanos em animais. A utilização de Dipirona para cachorros, por exemplo, é muito comum para aliviar dores e inflamações....Medicamentos proibidos para cachorros:
Antiinflamatórios como Cataflam, Voltarem e Tandrilax são proibidos para cachorros e gatos, pois são feitos à base de diclofenato, que causa violentos efeitos colaterais como gastroenterite (vômito e diarréia) e falência renal.
Estes são produtos prescritos para o alívio da dor, especialmente aqueles relacionados a problemas nas articulações ou nos ossos. Cachorro pode tomar diclofenaco, desde que prescrito pelo veterinário.
Ibuprofeno, um medicamento tóxico para cães e gatos A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.
Modo de usar: Dose terapeutica para cães e gatos : 0,125 mg a 2 mg de dexametasona por kg de peso corporeo. -Cães–>1/2 a 3 comprimidos/dia, em dose unica ou administrar em duas vezes. -Gatos–>1/4 a 1 comprimido/dia, em dose unica ou administrar em duas vezes.
Cães: ½ à 3 comprimidos p/ dia em dose única ou em duas vezes. Gatos: ¼ à 1 comprimido p/ dia em dose única ou em duas vezes.
Os animais foram separados, por sorteio, em quatro grupos de oito cães, respeitando-se a distribuição equivalente de machos e fêmeas entre os grupos. Os do grupo 1 receberam nimesulida4 na dose de 5mg/kg, uma vez ao dia, pela via oral, conforme citam Toutain et al.
Alguns, principalmente os anti-inflamatórios, podem causar úlceras gástricas. Outros efeitos negativos incluem ruptura dos glóbulos vermelhos, intoxicação e até mesmo morte”, comenta. “Mas, então, qual anti-inflamatório humano posso dar para meu gato?”. A resposta para a sua pergunta é nenhum!
Kenovet é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) à base de Cetoprofeno, considerado potente e seguro para uso em cães e gatos. Administrar por via oral. O produto deve ser aplicado por via oral, diretamente na boca do animal, com auxílio da seringa dosadora.
Anti-inflamatório não-esteroidal de uso oral, à base de cetoprofeno, indicado como anti-inflamatório, analgésico e antitérmico para cães e gatos. O cetoprofeno é um anti-inflamatório não-esteroidal da classe dos ácidos propiônicos.
- Indicado para cães e gatos no tratamento de inflamação aguda, febre e dor; - Contraindicado para filhotes com idade inferior a 12 meses e fêmeas gestantes em lactação. * Consulte sempre o Médico Veterinário de sua confiança para o uso apropriado deste produto.