CFOP 5551 -
A venda de bem do ativo imobilizado (portanto, após transcorrido prazo superior a 12 meses, contado da data de sua contabilização no ativo imobilizado) é hipótese de não incidência de imposto, e por consequência, não confere direito a crédito para o adquirente.
A nota de ativo imobilizado está relacionada a produtos que foram adquiridos por serem necessários para a empresa exercer suas atividades. A nota de material de consumo faz referência a produtos adquiridos com a finalidade de serem utilizados nas atividades comerciais, administrativas ou operacionais da empresa.
I. Na aquisição de ativo imobilizado, a Nota Fiscal deve ser emitida no momento em que entrar no estabelecimento, mesmo que simbolicamente, o bem remetido a qualquer título por pessoa natural ou jurídica não obrigada à emissão de documentos fiscais (art. 136, I, a, do RICMS/SP) II.
Neste post demonstraremos a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) de Venda de bem incorporado ao ativo imobilizado, que deverá ser emitida sem incidência do ICMS, IPI, PIS e COFINS, cujo preenchimento do XML será conforme demonstrado acima.
A loja ao receber o veículo usado de pessoa física não-contribuinte do ICMS, deverá emitir nota fiscal de entrada com base no art. 136, I “a” do RICMS/SP, utilizando o CFOP 1.
A redução da base de cálculo do ICMS das operações com veículos usados foi alterada de 90% para 69,3%. Atualmente o ICMS é calculado sobre 10% do valor da venda do veículo. A partir de 15 de janeiro de 2021, a base de cálculo do imposto será elevada para 30,7%.
O grande benefício de comprar um automóvel com um CNPJ é o preço mais baixo do que o padrão do mercado. Como explicado neste artigo do site CNPJ.biz, a razão disso é porque há isenção tributária na negociação quando a venda do automóvel é para uma empresa.
O desconto através do CNPJ pode variar, e atualmente os descontos variam de 2,5% a 30% do valor do veículo desejado.
Para fazer a requisição do carro com desconto de CNPJ, é preciso apresentar, na maioria das concessionárias, o contrato social da empresa e a Inscrição estadual vigente. Outros documentos, como o E-CNPJ, podem ser solicitados pela fabricante.
Quem tem uma empresa ou mesmo MEI pode comprar carro pelo CNPJ e conseguir descontos interessantes, que chegam a 30%. Mas esse tipo de compra também tem regras e é preciso ter paciência, pois o carro precisa ser encomendado diretamente à fábrica - a concessionária é tipo uma intermediadora nesse caso.
Carro mais vendido no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix na versão de entrada Joy é oferecido a portadores de CNPJ com desconto de 8 por cento. Neste caso, o preço de tabela é de R$ 42.
Na Toyota, o desconto médio é de 7%. Na Volkswagen, os descontos vão de 2% 23,5%, mas depende muito das condições da empresa e modelo. Na Renault, o percentual varia de 6% a 12%. Já na marca irmã Nissan, os cortes nos preços da gama de produtos vão de 7% a 13%.
Desconto na compra de bens O microempreendedor individual também pode comprar com CNPJ MEI, alguns bens que facilitam o dia a dia da empresa. E o carro é um exemplo dessa grande vantagem. O MEI consegue comprar um veículo com até 30% de desconto.
Basicamente, trata-se de comprar produtos para revenda com preços mais baixos do que aqueles oferecidos no varejo (para o consumidor final). Organizações fornecedoras de produtos para revenda solicitam o CNPJ para validar uma compra com preço de atacado.
Além disso, o MEI também tem direito a adquirir um carro zero com descontos de até 30%. ... A redução no valor pago pelo veículo é possível graças ao abatimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), concedido aos empresários.
A montadora pode estabelecer um abatimento de 2,5% a 30%, dependendo da situação do comprador. Por exemplo, na montadora Fiat, os descontos para uma compra única na Fiat vão desde 10% para Uno Vivace até 20% para Fiat Strada, e aumentam conforme a quantidade de unidades adquiridas.
Chevrolet, Fiat e Volkswagen são algumas das mais populares. Fiat e Chevrolet, entretanto, são as duas empresas que lideram atualmente a venda direta de carros zero para CNPJ....Veículos para comprar com desconto
Caixa Econômica Federal
Para solicitar um empréstimo, o Microempreendedor Individual precisa apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado MEI, plano de investimento (ou documento que informe a utilização do dinheiro) e comprovantes de renda pessoal e comprovante de renda da empresa.
Existem diversas opções de empréstimo para MEI, com variedade de taxas e prazos para quitação. As principais modalidades são cartão BNDES, empréstimo com garantia de imóvel, linha de microcrédito, LIS e capital de giro. Saiba tudo a respeito de crédito para MEI neste artigo.
Para comprar o automóvel, o empresário deverá apresentar o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente, e alguns outros documentos. O carro então ficará vinculado ao registro da MEI, portanto, se os impostos do veículo não forem pagos, a empresa pode sofrer algumas restrições, como a negativa de empréstimos.
será necessário apresentar documentos que comprovem a posição de MEI, como o CNPJ da empresa e papéis de identificação; em seguida, a concessionária realizará uma pesquisa para comprovar as informações; se a empresa do MEI estiver regular, o financiamento poderá ter início.