A figura acima mostra que a categoria de classificação denominada reino é a mais abrangente, a que reúne maior diversidade biológica, e a categoria espécie é onde existe maior especificidade de caracteres, reunindo organismos semelhantes com capacidade reprodutiva dentro de uma única espécie.
O reino é a categoria mais abrangente e compreende os diferentes filos que apresentam seres vivos com características em comum. No caso do filo dos Cordados, todos pertencem ao reino Metazoa ou Animal.
Cada um desses grupos hierárquicos (espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino) também pode ser chamado de categoria taxonômica. O reino é a categoria taxonômica mais abrangente; a espécie, a menos abrangente.
As categorias taxonômicas básicas, do grupo mais abrangente para o mais restrito, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
A categoria taxonômica imediatamente acima de gênero é FAMÍLIA.
A categoria taxonómica, também designada táxon, é qualquer grupo taxonómico de qualquer grau, criado de acordo com as regras de nomenclatura para a classificação dos seres vivos. As categorias taxonómicas integram um sistema hierárquico de classificação (hierarquia taxonómica), proposto por Lineu.
Gênero e espécie. O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
As categorias taxonômicas do sistema de classificação biológica são: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. ... Dessa forma, a taxonomia organiza os seres vivos em grupos fazendo uso da nomenclatura científica e assim facilitar a identificação dos organismos em qualquer lugar do mundo.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.
Nesse sistema, o nome deve ser escrito em latim, sendo que o primeiro nome, escrito com letra maiúscula, representa o gênero, e o segundo nome, escrito com letra minúscula, o epíteto específico. Esse sistema de nomenclatura ainda é utilizado na atualidade.